CI

Empresa gaúcha recebe indicação para ISO 9001:2008

Recomendação para a certificação é resultado do desenvolvimento de um dosador de precisão para fertilizantes, utilizado por 90% dos fabricantes de máquinas e implementos agrícolas do País


Passo Fundo - Sim, nós podemos! A célebre frase de campanha do presidente norte-americano, Barack Obama, inspirou o empreendedor Evandro Martins, de Passo Fundo (RS). O pioneirismo e a inovação semeados por ele, por meio da fundação da Agromac Indústria e Comércio de Equipamentos Agrícolas Ltda, renderam em junho a recomendação para a certificação ISO 9001:2008. A indicação é um reconhecimento à excelência da empresa no desenvolvimento, produção e comercialização de dosadores de fertilizantes.

Além de representar um avanço importante na qualidade dos produtos, processos e atividades comerciais da empresa, o reconhecimento entra para a safra de resultados positivos do projeto APL Implementos Agrícolas Pré- Colheita Alto Jacuí/Produção, iniciativa Sebrae/RS. Através da regional Planalto e Norte, a instituição beneficia 189 micro e pequenas empresas – oito empresas já conquistaram a certificação ISO 9001.

As raízes que sustentam e conduzem o crescimento da Agromac estão no Sistema Fertisystem Auto-Lub AP: um dosador de precisão para fertilizantes. Primeiro do gênero no mercado nacional, o produto revolucionou a cadeia agrícola, já que proporciona uniformidade e exatidão na distribuição do adubo e garante maior produtividade na lavoura. Hoje é usado por 90% dos fabricantes de máquinas e implementos agrícolas brasileiros.

Lançado em 2003, o equipamento tem patente mundial junto ao INPI no Brasil e já conquistou uma série de distinções estaduais e nacionais. “Inovação, praticidade, efetivo desempenho e desing arrojado são as características marcantes deste sistema”, destaca Martins. Acoplado às máquinas, o produto já é exportado indiretamente para 12 países e ainda em 2009 a empresa gaúcha deve avançar na globalização da sua eficiência. “Estamos em negociação para exportar diretamente à Rússia e à África do Sul”, comemora o proprietário.

Inovação

Criada a partir da necessidade de obter versatilidade aplicando tecnologia e conhecimento prático na fabricação de equipamentos agrícolas, a Agromac iniciou suas atividades em março de 2002, sendo umas das divisões agrícolas da Martins Agroindustrial Ltda. Com a missão de ser um fornecedor reconhecido na produção e comercialização de equipamentos agrícolas e destacar-se pela qualidade, agilidade e alta performance nos serviços, a empresa trabalha com a filosofia de implementar gestão inovadora em todos os seus processos.

Para Martins, a conquista da certificação ISO 9001:2008 vai ser um fator determinante para ampliar o acesso a mercados. “Há muitas empresas nacionais e internacionais que exigem este reconhecimento para a comercialização”, explica. Ele crê também que a inovação e a gestão adequadas dos processos são diferenciais de competitividade. O caminho que o levou a esta conquista passa pelo Sebrae/RS desde 2002, quando ele realizou o curso Empretec.

“A instituição impulsionou e foi o parceiro fundamental para esta certificação. Através dela, fui despertado para aplicar métodos de capacitação, indicadores, planejar resultados e buscar a excelência em produtos e processos.”, conclui.

A gestora do Sebrae/RS, Maria Martins da Silva, destaca que a instituição apoiou a Agromac tanto na preparação, através do programa ‘Rumo a ISO 9000’, quanto no encaminhamento da auditoria externa para a certificação, com a solução de apoio denominada Bônus Certificação.

“O Programa ‘Rumo a ISO 9000’ orienta o empreendedor na implementação dos requisitos na NBR ISO 9001. Nele são trabalhados os fundamentos da excelência, os processos, as premissas e a preparação para a auditoria interna”, explica.

Avanços

A Agromac, com apenas nove funcionários diretos, cresce em média 20% ao ano. “Em 2008, atingimos o ápice de nossas metas. Em relação à média dos anos anteriores, a Agromac aumentou sua rentabilidade em 60%”, revela Martins. As projeções do proprietário para 2009 também são otimistas.

“O ano deve ser bom, porque a soja, produto bastante vinculado ao nosso trabalho, está com bom valor de mercado e isto aquece o mercado produtor”, ele avalia.

No ano de 2008, o dosador de precisão para fertilizantes Fertisystem Auto-lub AP foi um dos grandes vencedores do “Prêmio Gerdau Melhores da Terra” e um dos ganhadores do “Prêmio Distinção Indústria”, concedido pela FIERGS/Ciergs. A Agromac foi a única empresa a receber, no mesmo ano, premiações expressivas nas áreas da indústria e da mecanização agrícola no Brasil.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.