Empresa uruguaia apresenta produto de identificação eletrônica de gado no Brasil
Solução oferece dispositivos com chip, software e um sistema de gestão baseado na tecnologia RFID
Desde o primeiro caso da doença da vaca louca, em 1987, a necessidade de um maior controle na produção de gado se traduziu em um programa que armazena o histórico do animal. Dados de raça e locais de criação podem ser controlados pela nova solução Intelifarm, criada pela Intelitec.
A Intelitec, filial do Grupo Inteligensa, apresenta no Brasil a Intelifarm, uma solução que oferece dispositivos com chip, software e um sistema de gestão baseado na tecnologia RFID para o gerenciamento de criações de gado. Durante um road show, nessa primeira etapa realizado no Rio Grande do Sul, diversos distribuidores de gado e frigoríficos conheceram as funcionalidades, manejo e desenvolvimento da solução, que representa um serviço inovador na área de Identificação e Registro Animal.
Para o mercado gaúcho, que é um dos principais estados com criações de gado no País, a implementação do sistema de chip nas manadas é uma alternativa muito mais efetiva do que o sistema tradicional, que está baseado em Identificação Visual, porque automatiza e agiliza a gestão, ao mesmo tempo em que reduz erros humanos associados à contagem manual.
“Por sermos membros do Mercosul e estarmos registrados no ICAR, órgão internacional que regulamenta a identificação e histórico do manejo do animal, este lançamento nos coloca em uma posição de atender imediatamente às necessidades do mercado brasileiro no que tange a projetos de gestão de manadas”, explica José Tato, gerente geral da empresa.
“Os criadores tem demonstrado grande interesse em implementar a manada eletrônica por conta de todos os benefícios desta tecnologia”, acrescenta Martín Paiva, gerente de Soluções.