Empresa vai produzir ácido sulfúrico com resíduos de celulose
A unidade está sendo erguida junto com a nova linha de produção no Paraná
Foto: Marcel Oliveira
Uma das maiores produtoras e exportadoras de papéis para embalagens do Brasil, está construindo a primeira planta do país que vai produzir ácido sulfúrico com os gases residuais do processo de cozimento da madeira usada para produzir celulose e papel.
A unidade está sendo erguida pela multinacional Klabin junto com a nova linha de produção de papéis para embalagens em Ortigueira, na região dos Campos Gerais paranaenses e integra o Projeto Puma II. O ácido sulfúrico é um dos principais insumos de uma fábrica de celulose e a ideia é tornar a unidade autossuficiente no composto químico, em um projeto de economia circular.
"A implantação de uma planta como esta significa aproveitar com inteligência os subprodutos gerados ao longo da cadeia produtiva em produtos economicamente utilizáveis e ecologicamente sustentáveis, agregando valor à nossa produção", explicou o gerente de projetos da área de Recuperação e Utilidades da Klabin, Walter Oliveira.
O ácido sulfúrico é utilizado em várias partes do processo produtivo, como nas Máquinas de Secagem, na planta de Tall Oil e nas Linhas de Fibras. Além de ambientalmente responsável a tecnologia também viabiliza a redução de custos com maior independência para a obtenção do insumo.