CI

Entenda a tensão entre Ucrânia x Moldávia

Esses países se comprometeram a cancelar seus limites unilaterais


Foto: Pixabay

A Ucrânia planeja proibir as importações da Moldávia em resposta a uma possível proibição de grãos ucranianos anunciada em 6 de maio, informou o Kyiv Independent. A Moldávia planeja se juntar a uma proibição de um mês iniciada por vários países da União Européia sobre alguns grãos ucranianos, enquanto permite seu trânsito, disse o ministro da agricultura do país após uma reunião com seu colega ucraniano.

O vice-ministro de Desenvolvimento Econômico, Comércio e Agricultura da Ucrânia, Taras Kachka, disse que qualquer restrição da Moldávia seria vista como uma "medida extremamente hostil" e seria seguida de uma proibição imediata de todas as importações da Moldávia. A Comissão Europeia proibiu oficialmente em 2 de maio a importação de trigo, milho, colza e sementes de girassol ucranianos para “aliviar os gargalos logísticos” relacionados a esses produtos na Bulgária, Hungria, Polônia, Romênia e Eslováquia até 5 de junho.  fazem parte do pacote global de apoios que está a propor e serão complementados com um apoio financeiro aos agricultores dos cinco Estados-membros.

Esses países se comprometeram a cancelar seus limites unilaterais sobre esses e outros produtos ucranianos e ainda são obrigados a transportar as mercadorias para outros lugares. A invasão da Rússia em fevereiro de 2022 bloqueou os portos ucranianos do Mar Negro, forçando a Ucrânia a exportar através de países vizinhos, principalmente a Polônia. Grandes quantidades de grãos ucranianos baratos foram para a Polônia, Hungria, Eslováquia, Romênia e Bulgária, impactando os mercados domésticos e incomodando os agricultores locais.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.