Entenda os impactos dos custos de fertilizantes na produção
CI
Imagem: Pixabay
NO CAFÉ

Entenda os impactos dos custos de fertilizantes na produção

Outro país que teria sido afetado por um relação apertada entre os preços do café e os custos dos fertilizantes é o Vietnã
Por: -Aline Merladete

Honduras passou por um período de chuvas abaixo da média, com 40% da produção recebendo chuvas entre 60% e 80% do normal, o que levou a uma correção para baixo nos números: 6,7 milhões para 6,3M de sacas.
Na Colômbia a correção foi feita para refletir uma relação continuamente apertada entre os preços locais e os preços dos fertilizantes, com as expectativas de produção sendo reduzidas de 13,6 milhões para 13,2 milhões de sacas.
Em relação ao Vietnã, já se esperava uma queda na produção 22/23, e os novos números refletem questões em termos de área e custos, passando de 31,9 milhões para 31,7 milhões de sacas.

Um novo relatório da hEDGEpoint Global Markets mostra que o primeiro ajuste de oferta e demanda foi feito para a produção colombiana, com base no fato de que a relação entre os preços locais do café e os custos locais de fertilizantes continua historicamente apertada. Ao longo da pandemia, enquanto os preços do café no país subiram 94%, os preços da ureia -- que é um insumo relevante tanto por si só quanto para a fabricação de outros fertilizantes -- 228%. As informações são do relatório da HedgePoint Global Markets.

Em 2020, os fertilizantes representavam cerca de um quarto dos custos de produção na Colômbia. A razão entre café e fertilizantes afeta as decisões de investimento e, por consequência, os rendimentos. A partir dessa avaliação, nossos números na Colômbia foram ajustados de 13,6 milhões de sacas para 13,2 milhões de sacas. Apesar da produção estar acima dos valores de 21/22, devido aos estoques iniciais mais baixos, a disponibilidade total para 22/23 permanece inalterada em relação à safra anterior.

Vietnã - disponibilidade total diminuiu 4%

Outro país que teria sido afetado por um relação apertada entre os preços do café e os custos dos fertilizantes é o Vietnã. Inicialmente, já se esperava uma queda na produção do país, passando de 32,77 milhões de sacas em 21/22 para 31,9 milhões de sacas. No entanto, os números atualizados da área e os preços locais desencadearam uma nova correção, para 31,7 milhões de sacas. Consequentemente, a disponibilidade total no Vietnã diminuiu 4%.
Honduras - queda na produção de 6,7 milhões para 6,3M de sacas

Em Honduras houve queda na produção de 6,7 milhões para 6,3 milhões de sacas. Esta correção deve-se a níveis pluviométricos abaixo da média registrados em 40% das pareas produtoras durante a florada e na fase de crescimento do chumbinho -- este período recebeu chuvas de 60% a 80% dos níveis normais, o que prejudica o crescimento da produção. Além disso, o IHCAFE relatou, em pequena escala, problemas com a broca em algumas fazendas -- o que exige atenção nos próximos meses.

“Nossos ajustes mensais da O&D global trouxeram uma perspectiva mais altista para 22/23. Ainda assim, é importante notar que os números de 22/23 para os países destacados neste relatório ainda podem mudar drasticamente, pois há dois meses-chave de desenvolvimento para Honduras e Vietnã e mais de seis meses para a Colômbia, já que a mitaca inicia o desenolvimento no segundo semestre do ano”, destaca o relatório.

Segundo a hEDGEpoint Global Markets, os fundamentos ainda são favoráveis, principalmene no médio prazo, mas o mercado vem respondendo fortemente aos movimentos na perspectiva macroeconômica. Com a inflação persistente e os Bancos Centrais tomando novas medidas, os preços das commodities como um todo ficam mais vulneráveis.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.