CI

Entre Rios do Sul realiza Dia de Campo voltado para a cultura da soja

Dia de Campo da Cultura da Soja reuniu mais de 130 produtores em Entre Rios do Sul


O Dia de Campo da Cultura da Soja reuniu mais de 130 produtores em Entre Rios do Sul, além de alunos das escolas estadual e municipal, nesta quarta-feira (13/03). A atividade foi realizada na propriedade do agricultor Pedro Leimann, que cedeu uma área onde foi instalada uma Unidade de Referência Tecnológica. Após a abertura, com pronunciamento do vice-prefeito Andre Ricardo Dallagnol e do gerente regional da Emater/RS-Ascar de Erechim, Gilberto Tonello, a programação prosseguiu com palestras. Também participaram da abertura o presidente da Câmara de Vereadores, Auri Vassoler, o secretário da Agricultura, Dejacir Charnobay, vereadores e representantes das empresas apoiadoras do evento.

O vice-prefeito e prefeito em exercício agradeceu a participação dos produtores e destacou a importância da cultura da soja no agronegócio. Tonello agradeceu aos produtores, à prefeitura e aos demais parceiros no evento, à equipe do Escritório Municipal da Emater/RS-Ascar de Entre Rios do Sul, integrada pelo técnico em Agropecuária, Ernani Schneider, e a extensionista Rosaine Baldissera, e à família Leimann, que sediou o evento. "Os temas abordados na programação são muito importantes para os produtores conduzirem suas propriedades e lavouras. A expectativa é de que tenhamos uma grande safra de soja neste ano", observou Tonello.

A diretora executiva e operacional da Cinbalagens, Sandra Rodrigues, falou sobre os cuidados que o produtor dever ter com as embalagens vazias de agrotóxicos, com foco na tríplice lavagem, bem como a destinação correta das embalagens. "A destinação final correta das embalagens vazias contribui para a preservação da saúde humana, do meio ambiente e possibilita a reciclagem", ponderou. Ela também chamou atenção para a legislação que norteia os procedimentos de recolhimento e descarte das embalagens de defensivos agrícolas.

Na sequência, o assistente técnico regional em Manejo de Recursos Naturais da Emater/RS-Ascar, engenheiro agrônomo Cezar da Rosa, falou sobre a importância da adoção de técnicas de conservação de solo e da água para maior rendimento das lavouras. "O produtor deve adotar um conjunto de técnicas de conservação do solo, que vão fazer a diferença no rendimento econômico, envolvendo cuidados com a parte física, química e biológica do solo", analisou. Dentre entre as técnicas, citou ações no colher e semear, rotação de culturas, plantio em nível. O solo e a água são recursos fundamentais para as lavouras, bem como para a propriedade, complementou.

O engenheiro agrônomo da Emater/RS-Ascar Jonas Farina complementou as orientações, destacando alguns procedimentos que o produtor deve adotar na realização da coleta e amostragem do solo, bem como a importância desta ação para o resultado final. "A amostra deve representar a condição real média da fertilidade do solo, desde um vaso de flores até muitos hectares, sendo a homogeneidade o principal fator que determina a área a ser abrangida pela amostra", explicou.

A assistente técnica regional social, Nádia da Rosa, acompanhada da extensionista social, Mari Tania Trevisol Spazzini, falaram da organização da propriedade voltada para a gestão ambiental. Destacaram a importância de a propriedade ser "olhada como um todo" no processo de gestão. Também abordaram a importância da jardinagem e paisagismo como espaço planejado que integram um conjunto de práticas que representam a melhoria e organização rural da propriedade. "É um trabalho que deve ser feito como amor, criatividade, paciência e contemplação. O paisagismo ou jardim produtivo funcional é autossustentável", avaliou, Mari Tania.

Juntamente com as extensionistas da Emater/RS-Ascar, a bióloga da empresa Lago Azul, Beatriz Binotto, aconselhou os produtores a manterem os recursos hídricos em suas propriedades, bem como os cuidados com as Áreas de Preservação Ambiental (APPs). Após as palestras, os participantes visitaram as estações. O evento foi promovido pela Emater/RS-Ascar, Olfar, Agroamigos/Signor e contou com apoio da Prefeitura, do Sicredi e do Banrisul, entre outras entidades.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.