Erros da jardinagem e como evitá-los
A compactação do solo é inimiga das plantas e prejudicial à saúde do solo
Foto: Katya Ershova
A jardinagem em canteiro elevado tem sido uma tendência popular nos últimos anos, resolvendo muitos dos problemas comuns associados ao controle de ervas daninhas, melhor qualidade do solo e facilidade no cuidado das plantas. Canteiros elevados oferecem muitos benefícios, desde menos capina até a aparência estética de sua propriedade.
Um dos benefícios mais importantes dos canteiros elevados é que você pode cultivar plantas onde quiser, mesmo em uma base de concreto, enchendo o "tanque" com a mistura certa para vasos. Essas camas esquentam mais rápido, o que significa que você pode abrir a temporada mais cedo e prolongá-la. Menos problemas com pragas e doenças das culturas. Mas para que tudo funcione como deveria, tenha em mente os seguintes pontos.
Mesmo apenas começando a modernizar o local, determine os caminhos para um movimento confortável: central e adjacente. No primeiro caso, os caminhos centrais devem ter largura suficiente para a passagem de carrinho de mão, cortador de grama e cultivador. A passagem pelos caminhos laterais também deve ser confortável com ênfase na prevenção de ervas daninhas. Coloque algum tipo de barreira no caminho das ervas daninhas antes que elas o obriguem a pegar a enxada. Você pode colocar papelão e cobrir com palha ou agulhas picadas. A tarefa é conseguir uma superfície limpa e confortável para caminhar, fertilizando o solo com matéria orgânica.
A compactação do solo é inimiga das plantas e prejudicial à saúde do solo. Desse ponto de vista, seria um erro fazer as camas muito grandes. Aliás, neste caso, terá que pisar no chão para cuidar das plantações que crescem no meio. O comprimento não é tão importante. As dimensões típicas são geralmente de um metro por 2,50 cm ou 1,20 por 3,50 cm de comprimento. A profundidade do canteiro pode ser diferente, mas não inferior a 15 cm, a maioria das plantas de jardim requer 15 a 30 cm para o desenvolvimento das raízes, portanto, é necessário colhê-las com uma margem. As informações são do mundoagropecuário.com.