CI

Escassez de chuva pode comprometer safra de milho

Milho se encaminha para fim da semeadura


Foto: Leonardo Gottems

No último boletim de acompanhamento das lavouras realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o plantio do milho no Brasil atinge os 90.1% das áreas estimadas para a safra. Os estados que ainda seguem no plantio são Maranhão, Piauí e Rio Grande do Sul. Apenas no Rio Grande do Sul o plantio segue para a finalização.

No Rio Grande do Sul, em relação às condições climáticas, as chuvas seguiram com distribuição irregular, o que mantém o quadro crítico de déficit hídrico das lavouras no Sul, Depressão Central, Campanha, Fronteira Oeste, Missões, Alto Uruguai e Planalto Médio. Em algumas áreas, a colheita teve seu início com resultados abaixo do esperado. 

Em Minas Gerais, as boas condições climáticas registradas favoreceram o pleno desenvolvimento das lavouras, apesar de alguns pontos com excesso de chuvas. Já no estado do Paraná, as chuvas têm sido favoráveis, com exceção da região Central e uma parcela da Oeste, onde se registrou uma irregularidade maior das instabilidades. Assim como nas regiões produtoras de Santa Catarina, as chuvas esparsas no Oeste comprometeram a produtividade. 

Por outro lado, nas regiões produtoras do nordeste Brasileiro, como na  Bahia, o milho segue com desenvolvimento satisfatório em todos os setores. No Piauí, o plantio alcança 65% das áreas, num ritmo 4% mais atrasado em relação ao ano passado, em função de algumas paralisações devido às baixas precipitações. No Maranhão, a safra segue um pouco mais lenta, mas  o plantio foi finalizado na região produtora de Balsas.

PROGRESSO DA SAFRA

Semana de 01 a 07 de Janeiro de 2023

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.