Escoamento menor de milho impacta fretes no Piauí
Exportação de soja cresce 6% em agosto no Piauí

A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) informou, na edição de setembro do Boletim Logístico, divulgada na segunda-feira (29), que o mercado de fretes no Piauí registrou movimentação regular em agosto, mas com ritmo menos intenso do que nos meses anteriores.
De acordo com o relatório, “a demanda permaneceu em níveis satisfatórios, mas com movimentação já bem menos aquecida em relação aos meses anteriores, reflexo da redução significativa no escoamento do milho”. O cenário resultou em estabilidade nos preços de frete.
Na média, considerando todas as rotas, houve aumento de 1% em relação a julho, com elevações pontuais atribuídas principalmente às rotas de exportação da soja. A oleaginosa manteve movimentação forte em agosto, com exportações de 243.269 toneladas, volume 6% superior ao do mês anterior, o que sustentou maior demanda por transporte rodoviário.
No caso do milho, não houve exportação durante o mês. A Conab apontou que a ausência de embarques reflete “a baixa remuneração do produto por conta da alta oferta do grão”, em decorrência da colheita da segunda safra, estimada em volume superior ao da anterior.
Outro fator que influenciou os preços foi o combustível. Em agosto, os valores se mantiveram praticamente estáveis em relação ao mês anterior, com pequena redução de 1% registrada na região de Uruçuí, principal polo de movimentação de cargas do agronegócio no estado. Esse movimento também contribuiu para a estabilidade no mercado de fretes.