CI

Escolha da cultivar ideal é fundamental para aumento da produtividade

Com o avanço da tecnologia é possível detectar os gargalos na produção


Foto: banco/arquivo Brasmax/GDM

Aumentar a produtividade e alcançar bons resultados é um dos grandes desejos dos produtores rurais. Com o avanço da tecnologia é possível detectar os gargalos na produção e aumentar o número de plantas por hectare, elevando assim a produtividade da plantação.

Sabemos da demanda por aumento da produção agrícola, sem incorporar novas áreas. Portanto, é necessário elevar a produtividade. Existem ferramentas e conhecimentos especificos para garantir bons resultados, como a escolha da cultivar ideal. 

Neste ano as cultivares Brasmax obtiveram máxima produtividade em todas as categorias participantes do desafio que é promovido pelo Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB). 

O Portal Agrolink conversou com Kleber Santos, Gerente da marca Brasmax sobre os resultados obtidos do Desafio de Máxima Produtividade do CESB. Veja na íntegra:

Portal Agrolink - Quais são os principais pontos a destacar a cultivar que todos vencedores do CESB utilizaram?

Kleber Santos- O potencial produtivo da cultivar Brasmax Zeus IPRO, sem dúvida, é algo que chama muita atenção no mercado. Nas edições de 2019 e 2020 do desafio nacional do CESB a cultivar foi campeã em todos os estados onde possui recomendação. Isso mostra a constância de seu potencial e a diferenciação que o produto traz em sua genética. É uma cultivar que possui excelente adaptação nas regiões frias e de maior altitude do sul do país. Esses são alguns dos pontos que faz com que Brasmax Zeus IPRO seja uma excelente opção aos produtores da região sul.

Portal Agrolink - Como foi possível atingir a marca?

Kleber Santos- O foco do programa de melhoramento genético da Brasmax é rendimento. E nosso objetivo é levar as soluções mais produtivas para todas as regiões sojícolas do Brasil, buscando entender as necessidades do agricultor e as particularidades de cada região. Além disso, temos uma consolidada rede de multiplicadores que são responsáveis por entregar ao agricultor uma semente de alta qualidade com as melhores recomendações de manejo entregues pelo nosso time de desenvolvimento de produto, capazes de explorar todo o potencial produtivo do cultivar.

Portal Agrolink - Foram resultados bastante expressivos, é possível destacar resultados e possibilidades de ganhos com a cultivar?

Kleber Santos- Além de muito expressivos, os resultados foram muito consistentes. Saber escolher a cultivar adequada para sua área, bem como ter em mãos as melhores recomendações de manejo, faz com que os agricultores possam ter excelentes ganhos em suas lavouras. Esse ano, o campeão nacional atingiu a produtividade de 118,82 sacos/ha. Entretanto, se analisarmos alguns dos resultados das demais regiões, podemos ver que as produtividades não ficaram muito distantes do campeão nacional, como por exemplo o campeão da região sudeste que atingiu o marco de 118,63 sacos/ha com a cultivar Brasmax Desafio RR ou o campeão da região Norte e Nordeste com a cultivar Brasmax Bônus IPRO produzindo 101,79 sacos/ha. Isso mostra o potencial que a genética Brasmax tem para oferecer ao agricultor brasileiro.

Portal Agrolink - Para a empresa, como é visto o reconhecimento de atingir máxima produtividade?

Kleber Santos- Para nós da Brasmax, é extremamente gratificante poder ver os cultivares Brasmax levando os agricultores a produzirem mais. Pela primeira vez no concurso, um obtentor tem seus cultivares premiados em todas as categorias. Isso sem dúvida é motivo de muito orgulho não só para a Brasmax, mas para todos os agricultores que plantam nossos cultivares e acreditam no máximo rendimento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.