CI

Especialista: Os químicos que devem complementar os biológicos

O aumento da produtividade está relacionado ao solo


Foto: Divulgação

De acordo com o Agrônomo e Engenheiro em Produção Vegetal, Luiz Gustavo Floss, referência do Grupo Floss, os defensivos químicos deveriam complementar os biológicos e não o contrário. “No futuro a base de produção será com produtos biológicos. E não é que ele seja contra o uso de produtos químicos, mas eles devem ser para complementar o biológico e não o contrário. Para que o equilíbrio do solo o biológico é necessário, é uma prioridade”, disse na Conferência Aapresid 2021. 

Referindo-se ao comportamento dos produtores, ele argumentou que “eles precisam ver para acreditar. Eles não veem microrganismos, mas veem os resultados e por isso a aceitação do uso de produtos biológicos está crescendo”. Ele disse que assim como no Plantio Direto houve um processo cultural em relação ao produtor, “para esses produtos é preciso mostrar a pesquisa e como ela melhora a produtividade, a nutrição e a saúde das lavouras. Como o produtor pode verificar que no médio prazo ele tem todas essas melhorias  o uso de biológicos está aumentando. No Brasil temos um mercado muito forte para o uso de produtos biológicos e vemos que todos estão se voltando para isso”, citou Floss. 

O aumento da produtividade está relacionado ao solo, à genética das cultivares e ao manejo, principalmente dando à planta a densidade necessária para que ela tenha mais luminosidade e possa ter fotossíntese ótima. “Para favorecer o equilíbrio do solo, além do uso de microrganismos benéficos, é necessária a rotação de safras. A agricultura de hoje precisa saber mais sobre muitos desses microrganismos para se tornar tecnologias eficientes no manejo da soja” , destacou. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.