CI

Especialista no plantio de girassol vai a Alagoas expandir cultura

Estudos já desenvolvidos em Alagoas mostram que a silagem de girassol apresenta teor de proteína 30% superior ao do m


A convite da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas (CPLA) o especialista no cultivo do girassol e consultor do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas (Sebrae) do Rio de Janeiro, Pedro Paulo Felicíssimo, estará em Maceió no próximo dia 09 para mostrar os benefícios da utilização do girassol como pastagem para o gado de leite. Estudos já desenvolvidos em Alagoas mostram que a silagem de girassol apresenta teor de proteína 30% superior ao do milho, sendo ainda de 20 a 30 dias mais precoce.

De acordo com Gustavo Ramos, veterinário da CPLA, a cultura do girassol não exige grandes investimentos em insumos, é resistente a escassez de água e ainda tem uma capacidade maior para suportar a competição com o mato. “Há uma expectativa grande para essa apresentação. Durante seminários e encontros fora do estado podemos constatar os benefícios do girassol e queremos aplicá-los com nossos cooperados”, afirmou Ramos.

O encontro deve reunir cooperados, técnicos da Secretaria de Estado da Agricultura e do Desenvolvimento Agrário (Seagri), agricultores e formadores de opinião. “Estamos convidando pessoas que possam propagar a ideia. Entramos em contato com a Organização e Sindicato das Cooperativas do Estado de Alagoas (OCB/AL) para que a ideia seja levada para outras cooperativas. Os resultados são animadores”, ressaltou Aldemar Monteiro, diretor-presidente da CPLA.

Além do cultivo do girassol o pesquisador tem trabalhos desenvolvidos na produção de azeite de girassol e na reciclagem do óleo de cozinha para produção de sabão. As atividades alternativas também serão debatidas no encontro que está previsto para as 09h, no auditório da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Alagoas (Faeal), em Jaraguá.
 
As informações são da assessoria de imprensa da Cooperativa de Produção Leiteira de Alagoas - (CPLA).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.