CI

Especialistas debatem estratégias e perspectivas para a agropecuária

O evento será totalmente online


Foto: Pixabay

 Para debater a gestão de custos e de riscos de preços de produtos agrícolas, o Sistema CNA/Senar vai reunir especialistas no evento “Como tornar a agropecuária mais atrativa em 2022”, no dia 28 de outubro. O presidente da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil, João Martins, fará a abertura do encontro, que será virtual. Em seguida, o diretor técnico da CNA, Bruno Lucchi, apresenta os principais resultados do levantamento dos custos da produção agropecuária coletados pelos técnicos do Projeto Campo Futuro.

O evento será dividido em dois painéis. Para o primeiro debate foram convidados o gerente da Mesa de Fertilizantes na StoneX, Marcelo Mello, o consultor e professor da USP em Ribeirão Preto, Marcos Fava Neves, e o associado sênior da Centrec Consulting Group, Carlos Ortiz.

Em sua palestra, com o tema “Perspectivas de custos com insumos agrícolas”, Marcelo Mello vai falar dos conceitos básicos sobre mercado internacional de fertilizantes e a lógica de formação de preços. “Vou indicar como o produtor rural pode e deve gerenciar a estratégia de compra desse insumo a fim de minimizar riscos e aumentar sua rentabilidade”.

Mello também vai avaliar as diversas crises globais que vêm impactando os preços do complexo NPK (base dos fertilizantes); as tendências futuras de preços dos mesmos e as relações de troca (volume necessário de cada commodity agrícola para adquirir 1 tonelada de fertilizante).

Já o tema da palestra do professor Marcos Fava Neves será “Meu produto não é comercializado em bolsa. E agora, como melhorar os resultados do meu negócio?”. Ele vai falar sobre a atual situação do setor agropecuário, com destaque para o aumento dos custos de produção e da escassez de produtos.

“Há necessidades cada vez maiores de gestão, via comportamento financeiro, cuidado com os custos e principalmente ter produções extremamente eficientes”, afirmou.

Por fim, na palestra “Quais estratégias usar para melhorar os resultados econômico-financeiros em 2022 (grãos, cana e café)”, Carlos Ortiz vai apresentar o conceito de ciclicalidade de preços de produtos agrícolas e dos custos de produção.

“Precisamos estar preparados para lidar bem com os ciclos e isso requer reduzir exposição aos riscos financeiros e de mercado, como manter reservas de liquidez, realizar constantes fixações paulatinas de preços e de mãos dadas com compras de insumos, manter estrutura de custo flexível, ou seja, baixo custo, além de calibrar bem o passo de investimento”, disse. 

No segundo painel participam o pesquisador do Cepea/Esalq-USP, Thiago Bernardino de Carvalho, a diretora executiva da Agrifatto Consultoria, Lygia Pimentel, e o CEO da Agripoint, Marcelo Carvalho.

O encontro é gratuito. Clique aqui para se inscrever e conferir a programação completa.

Serviço

Seminário “Como tornar a agropecuária mais atrativa em 2020”
Data: 28 de outubro de 2021
Hora: 8h30 às 12h
O evento será totalmente online

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.