CI

Espirito Santo se destaca nas exportações do agro

Estado tem conquistado espaço global, alcançando mais de 130 países com seus produtos de alta qualidade


Foto: Governo Federal

O Espírito Santo, apesar de suas dimensões territoriais, se destaca como um gigante na produção e exportação de diversos produtos do agronegócio brasileiro. Com aproximadamente 3 milhões de hectares destinados à agricultura e pecuária, o estado tem conquistado espaço global, alcançando mais de 130 países com seus produtos de alta qualidade.

De acordo com o Secretário de Estado da Agricultura, Abastecimento, Aquicultura e Pesca (Seag) do ES, Enio Bergoli, o Espírito Santo é renomado como um grande exportador de café, tanto na forma de grão cru quanto processado, incluindo o café solúvel. Além disso, o estado ocupa a posição de maior exportador do Brasil de pimenta do reino, gengibre e mamão. Produtos como carne bovina, carne de frango, chocolates e preparados com cacau, alquetílico, e pescado também ganham destaque nas exportações capixabas.

Nos primeiros 10 meses deste ano, o Espírito Santo já alcançou uma performance notável, registrando um montante de exportação superior a 1,7 bilhão de dólares, equivalente a cerca de 8,25 bilhões de reais. O valor já supera o montante total exportado no ano anterior, indicando um crescimento expressivo nas transações internacionais.

O complexo do café se sobressai como o grande destaque do ano, ultrapassando a celulose e representando cerca de 46,2% das exportações totais. O crescimento robusto das exportações de café conilon, do qual o Espírito Santo é um grande produtor, contribui significativamente para esse feito. Outro ponto de destaque é o setor de gengibre, no qual o Espírito Santo detém aproximadamente 60% das exportações nacionais. Este produto, típico da agricultura familiar, alcançou uma marca histórica ao superar as exportações de mamão em termos de divisas geradas. O estado, que já é o maior exportador de mamão do Brasil, mostra sua versatilidade e liderança em diferentes cadeias produtivas.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.