Espuma produzida pela cigarrinha das raízes protege as ninfas contra altas temperaturas
CI
Cana-de-açúcar

Espuma produzida pela cigarrinha das raízes protege as ninfas contra altas temperaturas

A cigarrinha das raízes é um dos principais insetos-praga da cultura da cana-de-açúcar
Por: -Aline Merladete

Um trabalho realizado no Programa de Pós-Graduação em Entomologia, da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (Esalq/USP), avaliou a importância da espuma produzida e liberada pela ninfa, nome dado a fase imatura do inseto. A cigarrinha das raízes é um dos principais insetos-praga da cultura da cana-de-açúcar.

A ninfa é facilmente reconhecida no campo devido ao comportamento das mesmas de produzir e liberar constantemente uma massa mucilaginosa, semelhante a uma espuma, que recobre todo o seu corpo enquanto sugam a seiva das raízes das plantas. Entre as funções atribuídas à espuma estão à proteção das ninfas contra elevadas temperaturas, dessecação e inimigos naturais. O estudo mostrou que a espuma serve como um importante microhabitat térmico para as ninfas, mantendo-as numa temperatura próxima do ideal para o seu desenvolvimento. “A espuma, além de abrigar uma diversidade de bactérias previamente reportadas como simbiontes protetivos de insetos e que, provavelmente, são provenientes do intestino das ninfas, também é repelente às formigas predadoras e causa irritação quando em contato com outros insetos”, disse o autor.

As evidências experimentais para confirmar estas hipóteses são escassas. A tese, de autoria de Mateus Tonelli com orientação de José Maurício Simões Bento, do Departamento de Entomologia e Acarologia, avaliou a importância da espuma para a proteção térmica das ninfas de M. fimbriolata, sua ação protetora contra predadores e os microrganismos associados ao inseto e a espuma.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.