CI

Estação da Embrapa é destaque no desenvolvimento de tecnologias agroecológicas

O Dia de Campo da Agroecologia, por tradição realizado pela Embrapa Clima Temperado alcançou a 13ª edição neste ano


 O Dia de Campo da Agroecologia, por tradição realizado pela Embrapa Clima Temperado (Pelotas,RS) alcançou a 13ª edição neste ano. Durante todo dia desta quinta-feira (8/12), caravanas de diferentes partes do Estado do Rio Grande do Sul percorreram os campos experimentais da Estação Experimental de Cascata, uma das bases físicas da Embrapa -  a única no país - a concentrar trabalhos de pesquisa voltados à Agricultura Familiar e aos sistemas produtivos agroecológicos ou de base ecológica. A atividade contou com o apoio para sua realização, através dos técnicos da Emater/RS-Ascar, do Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (Capa) e do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Dois especialistas da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) acompanharam a programação  para conhecer as práticas em Agroecologia,  possibilitar futuras ações com a unidade de pesquisas e fazer entrega de certificado de reconhecimento como boa prática ao projeto Quintais Orgânicos de Frutas.
 
Os temas abordados no Dia de Campo da Agroecologia nesta edição atenderam ao enfoque: Alternativas para a Diversificação da Agricultura Familiar, aonde foram mostradas tecnologias em alternativas energéticas, através do uso da energia solar para aquecimento e movimentação da água; em conservação do solo para evitar as perdas de solo e água por erosão hídrica; em variedades crioulas de abóbora como patrimônio genético e cultural da agricultura familiar; em cultivares de feijão para a agricultura familiar; em forrageiras de cultivo de verão como forma de estratégia de perenização de espécies; em sistemas agroflorestais para promoção da integração de diferentes cultivos em uma mesma área; em polinização, ao usar de maneira racional as colméias em práticas de polinização dirigida de cultivos; em compostagem laminar, buscando a vivificação do solo; e em processos de decomposição de resíduos orgânicos na superfície do solo.

Estiveram presentes no dia de campo agricultores dos municípios de Amaral Ferrador, Arroio Grande, Arroio do Padre,  Canguçu, Chuvisca, Dom Feliciano, Encruzilhada do Sul, Erechim,  Herval, Hulha Negra, Mariana Pimentel,  Piratini, Pedro Osório,  Rio Grande, Santa Cruz do Sul, São José do Norte, São Lourenço do Sul, Sertão Santana, Soledade e Turuçu, além disso também participaram representações de assentados da reforma agrária, quilombolas, grupos de mulheres e jovens rurais das escolas agrícolas.
 
A abertura foi conduzida pelo Coordenador Técnico da Estação Experimental Cascata (EEC), pesquisador Carlos Alberto Medeiros, e fizeram uso da palavra o Chefe da Área de Transferência de Tecnologias, João Carlos Costa Gomes, o técnico representando o Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (CAPA) Fábio Mayer e o gerente adjunto regional Pelotas da Emater/RS-Ascar, Ronaldo Maciel.
 
Segundo Fábio Mayer (CAPA) o dia de campo é um grande coletivo para a agricultura. "É um momento proveitoso para troca de conhecimentos", disse. O chefe adjunto da Área de Transferência de Tecnologia, João Carlos Costa Gomes completou: "é uma alegria ver que temos uma grande quantidade de mulheres e jovens preocupados em alimentos melhores e mais saudáveis, buscando conhecimento sobre a Agricultura Familiar. A Embrapa Clima Temperado é um importante elo para esta troca de experiências e este evento é uma oportunidade para que isto ocorra".
 
Reunião com especialistas da FAO
 
Ao aproveitar a oportunidade das representatividades de organizações não-governamentais e de estatais, os especialistas da FAO, o oficial de programas da FAO/Brasil, da Unidade Regional de Gestão de Projetos para a Região Sul, Carlos Antonio de Biasi, e a oficial de Alianças e Parcerias da FAO/Chile, Duclair Sternadt Alexandre, firmaram a intenção de encaminhamento das ações do projeto Guardiões de Sementes e do Forum da Agricultura Familiar para a plataforma de boas práticas agropecuárias da FAO; também houve a solicitação da contribuição da Embrapa Clima Temperado na composição do programa do Seminário Regional da Agricultura Familiar da FAO a ser realizado em Santiago, do Chile, no primeiro semestre de 2017; e ainda, foi articulado em conjunto com a FAO/Chile a realização de treinamentos, entre pesquisadores e técnicos, no campo da Agroecologia.
 
Durante a visitação dos especialistas foi feita também a entrega oficial do certificado de Boas Práticas para o Desenvolvimento Sustentável, dentro da plataforma da FAO sob a temática Segurança Alimentar e Nutricional, ao projeto Quintais Orgânicos de Frutas, conduzido pelo engenheiro agronônomo Fernando Costa Gomes, da Embrapa Clima Temperado. Essa plataforma faz parte do programa de cooperação com a FAO, intitulado Programa de Cooperação Internacional Brasil-FAO. Esse programa busca estratégias para o fortalecimento da Cooperação Sul-Sul, através de mecanismos de desenvolvimento conjunto entre países emergentes em resposta a desafios comuns.
 
A Embrapa Clima Temperado com essa inserção busca fortalecer as estratégias de cooperação internacional e  minimizar a fome e a pobreza, através de trabalho de produção de frutas em base ecológica. Mais de 60 mil pessoas são beneficiadas no projeto dos Quintais Orgânicos. O trabalho já obteve cinco premiações nacionais e esta indicação é mais um importante reconhecimento para toda a equipe. "A inserção do projeto nesta Plataforma permite socializar e divulgar suas atividades para mais públicos que se encontram em vulnerabilidade social", comentou Fernando Costa Gomes.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.