CI

Estação Experimental da Epagri em Itajaí celebra 40 anos

A programação inclui palestras, homenagens, capacitações, oficinas e lançamento de cultivares


Começa nesta sexta (21) e vai até o dia 27 de outubro as comemorações pelos 40 anos de fundação da Estação Experimental da Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) em Itajaí. A unidade é responsável por 30% de todas as tecnologias geradas pela Epagri. Nestas quatro décadas de existência a EEI já desenvolveu 29 cultivares de arroz, oito de hortaliças e uma seleção de banana, todas disponibilizadas para as cadeias produtivas e com expressivo impacto na agricultura catarinense.

A programação inclui palestras, homenagens, capacitações, oficinas e lançamento de cultivares. Entre os destaques está a oficina sobre Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs) que acontece no dia 25 e vai demonstrar como fazer novos pratos com esses alimentos. No dia 26, a equipe de pesquisa em arroz irrigado promove seminário para discutir com entidades do setor as necessidades da cadeia produtiva. No dia 27 acontece o lançamento de cultivares de tomate e alface orgânicos e de uma banana com qualidades nutricionais diferenciadas.

A pesquisa científica estará em discussão no evento com a realização de seis palestras que abordarão a realidade atual e futura da inovação agrícola em Santa Catarina e no Brasil. Também serão montadas estações de visitas, onde os convidados poderão observar os novos materiais genéticos em lançamento e conhecer os demais trabalhos em desenvolvimento na EEI. São esperadas 800 pessoas, entre pesquisadores, técnicos, extensionistas, produtores rurais, empresários e autoridades.
 
“O evento pretende ser uma vitrine das mais recentes inovações tecnológicas desenvolvidas pela Estação Experimental de Itajaí, com demonstrações para as cadeias produtivas e corpo técnico científico regional e nacional”, explica José Alberto Noldin, gerente da unidade.
 
História
A Estação Experimental de Itajaí foi fundada em março de 1976 como uma unidade de pesquisa da então Empresa Catarinense de Pesquisa Agropecuária (Empasc), que anos depois se fundiu a outros órgãos para dar origem à Epagri. Funcionando de forma provisória numa casa no centro, ela se transferiu, no ano seguinte, para a área de 122 hectares - originada de três fazendas adquiridas pelo Estado - onde é até hoje a EEI, no bairro Itaipava.
 
As pesquisas na EEI iniciaram com objetivo de desenvolver e adaptar tecnologias para o setor agropecuário nas regiões do Vale do Itajaí e do Litoral catarinense. Os primeiros trabalhos focaram no arroz, mandioca, fruticultura tropical (abacate, citros e abacaxi) e olericultura (alho, batata, cebola e tomate). Em 1978 iniciaram as pesquisas com gado leiteiro.
 
Atualmente, a EEI desenvolve pesquisas nas áreas de rizicultura irrigada, bananicultura, citricultura, olericultura, plantas bioativas, palmáceas e meio ambiente. Também empenha esforço para melhoramento genético dos peixes como o jundiá e a tilápia. São 71 profissionais, entre eles 21 pesquisadores, que diariamente se dedicam a desenvolver conhecimentos capazes de impulsionar e tornar mais sustentáveis as cadeias produtivas agrícolas catarinenses.
 
Veja aqui a programação.
 
Serviço
O que: evento comemorativo dos 40 anos de fundação da Estação Experimental da Epagri em Itajaí (EEI)
Quando: entre 21 e 27 de outubro
Onde: Estação Experimental da Epagri em Itajaí - Rodovia Antonio Heil, n° 6800, Itaipava
Inscrições: (47) 3398 6300 / [email protected]

Fonte: Ascom Epagri

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.