CI

Estiagem é tema de debates em Passo Fundo/RS

“Desafios da Agricultura Familiar frente às Estiagens” será o foco do econtro, que acontece nesta segunda-feira (06), na Embrapa Trigo


A estiagem tem sido um fenômeno frequente nos últimos anos no Rio Grande do Sul, causando prejuízos irreversíveis para o setor agrícola, e principalmente para a agricultura familiar. Este é o foco do encontro “Desafios da Agricultura Familiar frente às Estiagens”, que acontece nesta segunda-feira (06), na Embrapa Trigo, com a presença do presidente da Assembléia Legislativa do RS, Ivar Pavan.

Um seminário realizado no dia 2 de julho, na Assembléia Legislativa do RS, foi o início de uma série de encontros entre produtores, comunidade científica e poder público em busca de alternativas nos modelos de agricultura familiar capazes de suportar as estiagens no estado.

Conforme o Chefe Geral da Embrapa Trigo, o agrometeorologista Gilberto Cunha, algumas regiões são mais vulneráveis aos impactos do clima. “As regiões da Metade Sul e Noroeste apresentam, historicamente, menor frequencia de chuvas. Em anos de anomalias intensas como as estiagens, essas áreas acabam mais afetadas que o resto do estado”. Segundo o pesquisador, o produtor precisa aprender a conviver com as estiagens, cabe então a pesquisa e ao governo oferecer suporte na adoção de modelos de produção mais adequados a restrições hídricas.

A programação na Embrapa Trigo inicia às 8h30, com o pronunciamento do vice-prefeito de Passo Fundo, Renê Cecconello; após, acontece a palestra “Estiagens e impactos na Agricultura do RS”, com o Chefe Geral da Embrapa Trigo, Gilberto Cunha; e a palestra “Desafios da Agricultura Familiar frente às Estiagens”, com o presidente da Assembléia Legislativa do RS, deputado Ivar Pavan.

Nos próximos meses, segue uma série de audiências públicas promovidas Assembléia nas regiões mais atingidas: Santa Rosa, Três de Maio, Canguçu e Erechim. A formulação de uma proposta para a política de estiagem esta prevista para o mês de setembro. As informações são da assessoria de imprensa da Embrapa Trigo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.