Estoques de café com as cooperativas caem 20%
CI
Agronegócio

Estoques de café com as cooperativas caem 20%

Por:

Os estoques de café nas mãos das cooperativas registraram forte retração em janeiro. Até o dia 31 do mês passado, os volumes estocados eram de 4,547 milhões de sacas de 60 quilos de grão beneficiado, o que representa um recuo de 20,2% sobre o mês de dezembro e uma queda de 34,6% em relação a janeiro de 2003, segundo levantamento do Conselho Nacional do Café (CNC).

"A queda já estava prevista, considerando a produção menor na safra 2003/04", afirmou Osvaldo Paiva, presidente da CNC. Conforme ele, muitos produtores aumentaram os volumes de venda de café em janeiro com a recuperação dos preços do grão no mercado internacional.

No mês de janeiro, o recebimento de café pelas cooperativas somou 119.783 sacas, queda de 46,7% sobre janeiro de 2003 e recuo de 51% em relação a dezembro último. Os produtores de Minas Gerais, os maiores do país, foram os que mais reduziram as entregas. No mês passado, a entrega dos cafeicultores mineiros foi de 81,4 mil sacas, ante 177,9 mil sacas de janeiro de 2003.

No acumulado de maio de 2003 até janeiro, as cooperativas receberam 6,944 milhões de sacas, ou 51,1% dos volumes recebidos em igual intervalo do ano anterior, quando o país colheu safra recorde.

A expectativa é de que os estoques de café continuem em queda até abril, quando entra a nova safra, segundo Paiva. "Se os preços continuarem atraentes, os estoques se reduzirão mais rápido".


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink