Estratégia faz com que planta acumule nutrientes nas folhas
CME MILHO (DEZ/20) US$ 3,702 (-2,12%)
| Dólar (compra) R$ 5,40 (0,44%)

Imagem: Pixabay

PESQUISA

Estratégia faz com que planta acumule nutrientes nas folhas

Normalmente os nutrientes trabalhados aqui estão nas flores e nos frutos
Por: -Leonardo Gottems
1484 acessos

Um novo estudo colaborativo liderado por pesquisadores do Conselho Superior de Pesquisa Científica (CSIC) do Centro de Pesquisa em Agrigenômica (CRAG) de Barcelona e do Instituto de Biologia Vegetal Molecular e Celular (IBMCP) de Valencia descreve uma estratégia promissora para melhorar os benefícios nutricionais das safras. 

O trabalho, publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences dos Estados Unidos da América (PNAS), propõe a transformação controlada de cloroplastos (organelas responsáveis pela fotossíntese nas folhas) em cromoplastos (organelas especializadas na produção e armazenamento de grandes quantidades de carotenóides). Livre de substâncias nocivas ao meio ambiente, essa tecnologia foi patenteada e abre novas perspectivas para o melhoramento nutricional (biofortificação) das lavouras e para a produção sustentável de carotenóides de interesse das indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia. 

Os carotenóides são um grupo de pigmentos naturais presentes nas plantas que protegem as folhas do excesso de luz e conferem as cores amarelo a vermelho às flores e frutos para atrair animais para polinizá-los e dispersar as sementes. Exemplos bem conhecidos são o beta-caroteno da cenoura e o licopeno do tomate. Humanos e animais precisam ingerir esses nutrientes saudáveis em nossa dieta como fonte de vitamina A e antioxidantes por meio do consumo de frutas, vegetais e verduras. 

Embora os cloroplastos nos tecidos verdes contenham carotenóides, a maior concentração desses compostos ocorre em organelas celulares chamadas cromoplastos, que são formadas a partir dos cloroplastos das flores e frutos. Essa transformação é responsável pela mudança de cor durante o amadurecimento de frutas e vegetais como o tomate, que passa do verde (quando só tem cloroplastos) para o vermelho (quando os cloroplastos se transformam em cromoplastos). No entanto, os cloroplastos nas folhas geralmente não se transformam em cromoplastos. 


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink