CI

Estratégia faz com que planta acumule nutrientes nas folhas

Normalmente os nutrientes trabalhados aqui estão nas flores e nos frutos


Foto: Pixabay

Um novo estudo colaborativo liderado por pesquisadores do Conselho Superior de Pesquisa Científica (CSIC) do Centro de Pesquisa em Agrigenômica (CRAG) de Barcelona e do Instituto de Biologia Vegetal Molecular e Celular (IBMCP) de Valencia descreve uma estratégia promissora para melhorar os benefícios nutricionais das safras. 

O trabalho, publicado na revista científica Proceedings of the National Academy of Sciences dos Estados Unidos da América (PNAS), propõe a transformação controlada de cloroplastos (organelas responsáveis pela fotossíntese nas folhas) em cromoplastos (organelas especializadas na produção e armazenamento de grandes quantidades de carotenóides). Livre de substâncias nocivas ao meio ambiente, essa tecnologia foi patenteada e abre novas perspectivas para o melhoramento nutricional (biofortificação) das lavouras e para a produção sustentável de carotenóides de interesse das indústrias cosmética, farmacêutica e alimentícia. 

Os carotenóides são um grupo de pigmentos naturais presentes nas plantas que protegem as folhas do excesso de luz e conferem as cores amarelo a vermelho às flores e frutos para atrair animais para polinizá-los e dispersar as sementes. Exemplos bem conhecidos são o beta-caroteno da cenoura e o licopeno do tomate. Humanos e animais precisam ingerir esses nutrientes saudáveis em nossa dieta como fonte de vitamina A e antioxidantes por meio do consumo de frutas, vegetais e verduras. 

Embora os cloroplastos nos tecidos verdes contenham carotenóides, a maior concentração desses compostos ocorre em organelas celulares chamadas cromoplastos, que são formadas a partir dos cloroplastos das flores e frutos. Essa transformação é responsável pela mudança de cor durante o amadurecimento de frutas e vegetais como o tomate, que passa do verde (quando só tem cloroplastos) para o vermelho (quando os cloroplastos se transformam em cromoplastos). No entanto, os cloroplastos nas folhas geralmente não se transformam em cromoplastos. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.