CI

Estratégia pode tornar as plantas mais tolerantes ao sal 

As plantas sob altas concentrações de sal florescem mais tarde


Foto: Pixabay

Uma equipe de pesquisa do Centro de Pesquisa em Economia Agrícola (CRAG) descobriu que as plantas são mais tolerantes à salinidade do solo, regulando os genes TEMPRANILLO (TEM). Essas descobertas abrem novas possibilidades no desenvolvimento de variedades de plantas mais bem adaptadas às mudanças climáticas. 

O estudo, liderado pela pesquisadora Soraya Pelaz, revela o papel crucial que os genes TEM desempenham na proteção das plantas do aumento da salinidade do solo, um dos principais fatores limitantes para a produção agrícola. Para descobrir como os genes TEM regulam o crescimento das plantas em condições salinas, a equipe do CRAG analisou plantas mutantes de Arabidopsis com excesso e deficiência de TEM cultivadas em solos salinos.  

As plantas sob altas concentrações de sal florescem mais tarde e quase não produzem sementes, mas o estudo descobriu que as plantas mutantes com deficiência de TEM florescem mais cedo, produzindo sementes, portanto, seu ciclo de vida mais curto permitiu que escapassem do bloqueio de crescimento causado pelo sal. 

“Na última década, grupos internacionais mostraram que muitos mecanismos descobertos na planta modelo Arabidopsis são conservados em plantas de interesse agronômico. Agora, nossa equipe está investigando se o gene TEM descoberto no arroz também está envolvido na resposta à salinidade. Os resultados que apresentamos neste estudo fornecem novas estratégias para regular o crescimento das plantas em solos salinos: quem sabe se num futuro próximo seremos capazes de usar os genes TEM em programas de melhoramento de arroz?" conclui Pelaz. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.