CI

Estréia na Rio+20 aplicativo com história do setor sucroenergético

Ferramenta está funcionando em um painel interativo, sensível ao toque, exposto no "Pavilhão Brasil"


Uma nova ferramenta multimídia interativa, que mostra a história de sucesso do setor sucroenergético brasileiro e suas principais contribuições na busca por um futuro mais sustentável, foi lançada durante a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), que acontece entre 13 e 22 de junho. Desenvolvida pela União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA) com apoio da Agência de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil), a ferramenta está funcionando em um painel interativo, sensível ao toque, exposto no "Pavilhão Brasil", área criada pela própria Agência para representar o País durante o evento.


Criada pelas empresas do Grupo TV1, TV1 Vídeo e TV1.Com, a ferramenta, apresentada com o título “Indústria brasileira de cana-de-açúcar: uma trajetória de evolução,” também pode ser visualizada pela internet, no site da UNICA, e em breve estará disponível como um inovador aplicativo para iPad, iPhone e equipamentos similares que utilizam a plataforma Android.

“Trata-se de um projeto multimídia interativo de fácil compreensão. A ideia é mostrar de maneira clara a relevância da cana e de seus produtos derivados, como o etanol, a bioeletricidade e a alcoolquimica, no caminho para um mundo pós-petróleo,” explica Luiz Fernando do Amaral, gerente de Sustentabilidade da UNICA. Comparado com a gasolina, o etanol emite até 90% menos gases de efeito estufa (GEEs) na atmosfera.

Da chegada da cana ao Brasil, passando pelos programas de sustentabilidade do setor, a consolidação da tecnologia flex e o aparecimento dos bioplásticos e aviões movidos a etanol, a ferramenta trás textos, vídeos e gráficos que podem ser acionados pelo usuário, mostrando todos esses elementos em ordem cronológica. Dessa forma, o usuário "viaja" ao longo do tempo, conhecendo de forma variada e objetiva os principais momentos da evolução do setor sucroenergético e as perspectivas que se apresentam para o futuro.


“A ideia é ter um projeto de comunicação vivo, que pode se transformar e ser aprimorado ao longo do tempo com informação de credibilidade e interesse tanto de brasileiros como do público internacional. E ainda damos a possibilidade de o visitante ‘levar’ esse conteúdo para casa, interagindo de onde estiver”, explica Eliana Arndt, diretora executiva da TV1 Vídeo.

Após a Rio+20, a Linha do Tempo permanecerá disponível no site da UNICA. Será a segunda ferramenta multimídia interativa disponível no site, seguindo os passos da Usina Virtual, lançada em 2010 para mostrar, em detalhes, todo o processo produtivo da cana, do campo ao produto final. Tanto a Usina Virtual quanto a Linha do Tempo foram desenvolvidas pela equipe de projetos digitais da TV1, uma das principais produtoras de vídeo do País, sediada em São Paulo.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.