Estudante de Doutorado em Genética e Melhoramento da UFV realiza defesa de Tese Inovadora
CI
Imagem: Arquivo Agrolink
TECNOLOGIA

Estudante de Doutorado em Genética e Melhoramento da UFV realiza defesa de Tese Inovadora

O estudante desenvolveu uma metodologia de uso de drones na avaliação de diferentes características agronômicas
Por:

Após realizar o treinamento sanduiche de seu doutoramento tanto no CIMMYT (México) como na Universidade de Minnesota (EUA) com pesquisas na área de transformação digital aplicada ao melhoramento de grandes culturas, o estudante da pós graduação em Genética e Melhoramento da UFV (PPGGM), Leonardo Volpato, defendeu em inglês e com brilhantismo sua tese intitulada “High-throughput phenotyping for soybean plant maturity and wheat plant height estimation using unmanned aircraft system”.

O estudante desenvolveu uma metodologia de uso de drones na avaliação de diferentes características agronômicas aplicada ao melhoramento de soja e trigo. A relevância desse trabalho está no fato de demonstrar que com o uso de drones as avaliações se tornam mais precisas e acuradas, além de se permitir a realização de avaliações de maneira mais rápida e com menor custo. Isso é essencial, haja vista que os programas de melhoramento avaliam dezenas de milhares de parcelas experimentais anualmente e em diversos locais.

Sob orientação do professor Aluízio Borém, do Departamento de Agronomia da UFV, Volpato iniciou seu treinamento sanduiche no CIMMYT, sob a supervisão do pesquisador Dr. Francelino Rodrigues. O treinamento sanduiche teve continuidade na Universidade de Minnesota, onde desenvolveu, com sucesso, uma metodologia de uso de imagens de drones para aplicado no melhoramento de soja, a qual foi imediatamente adotada pelo programa daquela universidade, sob a supervisão do Dr. Aaron Lorenz, melhorista de soja.

Na sua defesa de Doutorado, realizada dia 20 de outubro do corrente ano, sob a presidência de seu orientador, Volpato foi avaliado por Dr. Francelino Rodrigues (CIMMYT – México), Dr. Aaron Lorenz (Universidade de Minnesota – EUA), Dr. Francisco Gomez (Universidade Estadual de Michigan – EUA) e Prof. Felipe Lopes da Silva (UFV). Sua tese foi composta por dois artigos, que avaliaram metodologias de estimação características de interesse em programas de melhoramento, via imagens de drones. Os capítulos de sua tese já foram submetidos como artigos científicos para publicação em revistas com grande fator de impacto e classificadas como Qualis A1 da CAPES. Também como resultado de seu doutoramento, o estudante já havia publicado dois outros artigos científicos em revistas com de grande relevância cientifica e classificada como Qualis A1 e A2 da CAPES, o que é importante para a pós graduação da UFV continuar sendo classificada com nota máxima e padrão internacional.

Leonardo Volpato já tem proposta de trabalho da Universidade Estadual de Michigan, onde atuará no
melhoramento de feijão a partir desse ano.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink