CI

Etanol ajuda plantas a tolerarem estresse térmicos

"Precisamos desenvolver tecnologias novas, simples e menos caras"


Foto: Pixabay

Uma dose de etanol, mais conhecido como álcool comum, pode permitir que as plantas suportem o estresse térmico que poderia matá-las, descobriram os biólogos da RIKEN no Japão. Isso poderia oferecer uma maneira de baixo custo para tornar as culturas mais resistentes aos efeitos das mudanças climáticas. O aquecimento global está aumentando o risco de perdas de rendimento relacionadas ao calor em culturas agrícolas em todo o mundo. Descobrir métodos para reduzir essas perdas pode ajudar a proteger a sustentabilidade da agricultura.

A engenharia genética é uma técnica poderosa para conseguir isso, mas também há uma grande necessidade de soluções de baixa tecnologia que sejam mais fáceis e baratas de implementar. “Precisamos desenvolver tecnologias novas, simples e menos caras porque as plantas geneticamente modificadas não estão prontamente disponíveis em todos os países”, observou Motoaki Seki, do Centro RIKEN para Ciência de Recursos Sustentáveis. O pré-tratamento das culturas com compostos químicos seguros é uma abordagem promissora para realizar isso. Os cientistas estão explorando essa abordagem investigando a capacidade de uma variedade de produtos químicos para tornar as plantas mais tolerantes a estresses ambientais.

Agora, Seki e seus colegas descobriram que simplesmente aplicar etanol nas plantas antes da exposição ao calor pode torná-las mais tolerantes ao calor. “A aplicação externa de etanol pode ser uma maneira simples, barata e eficaz de aumentar a tolerância ao calor em uma variedade de plantas”, disse Seki. A equipe expôs alface e agrião a uma baixa concentração de etanol em seu solo por vários dias. Plantas de controle tratadas e não tratadas foram então cultivadas brevemente em temperaturas altas o suficiente para induzir estresse térmico. Apenas 10% das plantas não tratadas sobreviveram ao estresse térmico, enquanto até 70% das plantas tratadas sobreviveram, indicando um benefício muito significativo do etanol.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.

2b98f7e1-9590-46d7-af32-2c8a921a53c7