EUA: agora o foco é o trigo
Um dos eventos mais relevantes foi a atividade tropical no Oceano Pacífico Oriental
Foto: Divulgação
Com base no Boletim Semanal de Clima e Culturas do Departamento de Agricultura dos Estados Unidos (USDA), é evidente que as condições climáticas estão exercendo efeitos distintos nas lavouras do país.
Um dos eventos mais relevantes foi a atividade tropical no Oceano Pacífico Oriental, que influenciou o clima na região Sul entre 9 e 10 de outubro. Nesse período, uma frente fria trouxe chuvas substanciais, alcançando localmente de 50 a 100 mm, e em alguns casos, foi acompanhada por tempestades severas. Ao mesmo tempo, um sistema de tempestade do Pacífico afetou o Norte, trazendo sua maior precipitação desde Wyoming até as proximidades do Lago Michigan.
De acordo com análise do meteorologista, Gabriel Luan Rodrigues, por outro lado, áreas extensas, incluindo grande parte da Califórnia central e sul até a metade sul das planícies e o meio-Sul, foram marcadas por um clima seco. Embora isso tenha favorecido operações em campo, como a colheita de culturas de verão e o plantio de trigo de inverno, também resultou na diminuição da umidade do solo superficial. Além disso, preocupações persistem com o transporte fluvial no Vale do Mississippi devido a níveis recordes de baixa nos rios.
As temperaturas semanais apresentaram variações consideráveis. Enquanto a região do Atlântico Sul, excluindo a península da Flórida, experimentou temperaturas até 5°C abaixo da média, uma área mais ampla, estendendo-se até o Golfo Central e o Norte até a região dos Grandes Lagos, teve temperaturas pelo menos 3°C abaixo da média. Em contraste, o Noroeste apresentou temperaturas significativamente mais quentes, mais de 3°C acima da média, afetando principalmente as seções nortenhas das Montanhas Rochosas e das Grandes Planícies.
Já no cenário das safras brasileiras de trigo, as chuvas acima da média, especialmente nas regiões de grande produção como Paraná e Rio Grande do Sul, sinalizam impactos significativos no volume deste ano, conforme as informações Associação Brasileira da Indústria do trigo (Abitrigo).