EUA permitirão vendas de gasolina E15
No entanto, a decisão suscitou reações mistas por parte dos representantes da indústria dos biocombustíveis
Essa gasolina tem 15% de etanol - Foto: Divulgação
O governo Biden deverá anunciar em março que permitirá vendas durante todo o ano de gasolina com 15% de etanol (E15) em oito estados, a partir de 2025, informou a Reuters, citando várias fontes anônimas. A Casa Branca planeja atender a um pedido de 2022 dos governadores de Illinois, Iowa, Minnesota, Missouri, Nebraska, Ohio, Dakota do Sul e Wisconsin para expandir o uso da mistura com maior teor de etanol, disseram as fontes à Reuters.
No entanto, a decisão suscitou reações mistas por parte dos representantes da indústria dos biocombustíveis, que descreveram a tão esperada ação como “uma faca de dois gumes para os consumidores”. A Renewable Fuels Association (RFA) disse que, embora permitir vendas durante todo o ano seja um desenvolvimento positivo, adiar a implementação até 2025 cria incerteza e confusão sobre a disponibilidade do E15 neste verão.
“Embora estejamos satisfeitos em ver que a EPA (Agência de Proteção Ambiental) finalmente aprovou o E15 durante todo o ano nesses oito estados, estamos extremamente decepcionados com a decisão desnecessária da agência de adiar a implementação até 2025”, disse Geoff Cooper, diretor executivo da RFA. “É útil finalmente ter alguma certeza sobre 2025 e além, mas o que acontecerá neste verão? A administração Biden perdeu o prazo legal para finalizar a petição dos governadores em mais de 500 dias e agora afirma que simplesmente não há tempo suficiente para implementar a regra a tempo para o verão de 2024”, indicou.
“Por que os produtores de etanol, agricultores, varejistas de combustível e os consumidores nesses estados deveriam ser penalizados pela lentidão da EPA e pelo não cumprimento de um prazo claro? Faltando apenas alguns meses para a temporada de condução do verão de 2024, instamos a administração a tomar medidas adicionais que garantam que os consumidores tenham acesso ininterrupto ao E15 de baixo custo e baixo carbono neste verão”, concluiu.