Europa: maior epidemia de gripe aviária
Na Europa, a gripe aviária é a maior dos últimos dois anos. Até agora, já foram registrados 2467 surtos em aves de corte e 3573 casos em aves selvagens
Foto: Divulgação
Texto: Correspondente Iara Siqueira
Causada pelo vírus da influenza A, a gripe aviária, como o próprio nome já diz afeta as aves, a doença é popularmente conhecida como gripe do frango. Na Europa, a gripe aviária é a maior dos últimos dois anos. Até agora, já foram registrados 2467 surtos em aves de corte e 3573 casos em aves selvagens.
O Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças (ECDC) informou que a epidemia de gripe aviária é a maior na Europa desde 2021. Ainda de acordo com o ECDC o vírus da gripe que circulam em espécies animais, podem contaminar eventualmente os seres humanos, o que seria um caos para a saúde pública.
As agências de notícias europeias afirmam que o surto atinge desde as ilhas Svalbard, arquipélago na Noruega, até o sul de Portugal e o leste da Ucrânia. São mais de 37 países afetados, a Holanda, por exemplo, terá que abater mais de 102 mil frangos, conforme anúncio realizado pelo governo.