CI

Europa abre consultas para reavaliação do glifosato 

"A classificação dos produtos químicos baseia-se apenas nas propriedades perigosas de uma substância"


Foto: Divulgação

A Autoridade Europeia para a Segurança dos Alimentos (EFSA) e a Agência Europeia dos Produtos Químicos (ECHA) iniciaram consultas paralelas sobre as avaliações científicas iniciais do glifosato. As consultas durarão 60 dias e todas as partes interessadas são incentivadas a contribuir. 

Nas consultas paralelas, a EFSA irá recolher feedback sobre o Relatório de Avaliação de Renovação do glifosato. As primeiras avaliações científicas colocadas para consulta hoje foram preparadas pelo Grupo de Avaliação do Glifosato (AGG), que inclui autoridades nacionais competentes na França, Hungria, Holanda e Suécia. 

De acordo com as entidades, elas buscam ser transparentes e aproximar os cidadãos e as partes interessadas o mais possível do trabalho das agências. “Todas as partes interessadas são encorajadas a contribuir para as consultas submetendo comentários relevantes ou informações e dados científicos. As consultas permanecerão abertas por 60 dias e todos os comentários serão publicados após o seu encerramento nos sites das duas Agências”, diz a EFSA. 

“A classificação dos produtos químicos baseia-se apenas nas propriedades perigosas de uma substância e não leva em consideração o uso ou a probabilidade de exposição à substância. A exposição é considerada como parte da avaliação de risco de substâncias ativas de pesticidas, um processo liderado pela EFSA. 

 O glifosato tem atualmente uma classificação harmonizada como causador de lesões oculares graves e tóxico para a vida aquática com efeitos de longa duração, antes e após a avaliação da ECHA em 2017. A classificação para mutagenicidade em células germinativas, carcinogenicidade ou toxicidade reprodutiva não foi considerada justificada . A avaliação científica inicial do AGG não recomenda uma mudança na classificação existente”, completa. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.