CI

Europa não renovará clorprofame

“O setor já reconhecia que a situação era precária para a substância"


Uma decisão da Comissão Européia mostrou que, a partir de 1º de janeiro de 2020, o inibidor de germes e o herbicida à base de clorprofame não são mais permitidos. A European Potato Processors Association (EUPPA) relatou isso aos seus membros.  

Nesse cenário, a Comissão da UE publicou o seu Regulamento de Execução (UE) 2019/989 relativo à não renovação da aprovação da substância ativa clorprofame. Com base no regulamento, a autorização do CIPC não foi renovada e os Estados-Membros devem retirar as autorizações de produtos fitofarmacêuticos que contêm clorofórmio como substância ativa até 8 de janeiro de 2020.  

“O setor já reconhecia que a situação era precária para a substância. Não é fácil encontrar alternativas, no entanto. O grande problema é para os locais de armazenamento de batatas existentes. O CIPC entra nos quadros (de madeira) das caixas, para que os resíduos ainda possam ser encontrados por muito tempo após a proibição. Por esse motivo, o CIPC não é mais aplicado na maioria dos novos locais de armazenamento”, disse a entidade, em um comunicado divulgado recentemente. 

Uma solução está sendo procurada em toda a Europa, já que o embargo ao CIPC tem sido um problema no Reino Unido por muito mais tempo. Romain Cools, secretário da Belgapom, anteriormente chamou a falta de CIPC uma ameaça para o setor. O novo regulamento estabelece ainda que qualquer período de carência concedido pelos Estados-Membros em conformidade com o artigo 46.º do Regulamento (CE) n.º 1107/2009 deve ser o mais breve possível e expirar até 8 de outubro de 2020, no mais tardar, segundo informou o representante político. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.