CI

Europa quer estabelecer acordo com Mercosul

A UE indicava que enviaria uma proposta ao Brasil desde o ano de 2021


Foto: Pixabay

Representantes da União Europeia buscaram, recentemente, o governo brasileiro para restabelecer negociação do acordo com Mercosul, segundo informações divulgadas pela Agência de Notícias Reuters. Com isso, o governo brasileiro acredita que está ocorrendo um desenho das cadeias globais de valor, especialmente após a pandemia e a guerra na Ucrânia, que teria ampliado o poder do Brasil nas negociações.

A UE indicava que enviaria uma proposta ao Brasil desde o ano de 2021, sobretudo relacionada aos itens de demanda ambiental, mas as notícias sobre o desmatamento da Amazônica acabaram gerando críticas ao governo de Jair Bolsonaro no exterior. “Essa discussão estava enterrada, eles voltaram a discutir o acordo entre Mercosul e União Europeia justamente porque precisam de commodities agrícolas, minerais e energéticas, não podem contar mais com a Rússia, há o problema de disrupção da cadeia de suprimentos, excessiva dependência da Ásia”, disse uma fonte anônima citada pela Reuters.  

Nesse cenário, um diplomata europeu afirmou para a agência que a retomada do contato para efetivar uma nova rodada de conversas com o Brasil. Para o governo brasileiro, os europeus disseram que estão interessados em ratificar o acordo e os dois lados da mesa discutirão os termos. “O movimento tomou nova dinâmica. Estava paralisado e voltou a andar”, afirmou.

Esse contato acaba chegando nas vésperas da campanha eleitoral brasileira, iniciada hoje, onde os principais candidatos nas pesquisas são o atual presidente Jair Bolsonaro e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Este último que vinha afirmando recentemente que pediria à UE que reabra as negociações sobre o acordo para adicionar pontos sobre proteção ambiental, direitos humanos e tecnologia.

VEJA MAIS clicando aqui.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.