CI

Guedes: Se não abrir mercado, Europa será “irrelevante” ao Brasil

"É melhor vocês nos tratarem bem, porque (…) vamos para outro lado"


Foto: Reprodução/Fórum Econômico Mundial

O ministro da Economia, Paulo Guedes afirmou essa semana que, se Europa decidir não abrir seu mercado para o Brasil, o comércio agrícola com esse destino vai tornar-se “irrelevante” na balança comercial do País.

“Ou eles abrem o mercado para nós ou eles vão ficar irrelevantes. Então hoje existe essa perceção. Quando começou essa guerra na Ucrânia, a ficha caiu tanto para eles quanto para os Estados Unidos”, afirmou Guedes em evento com o setor de bares e restaurantes brasileiros.

De acordo com o ministro do governo Bolsonaro, alguns países europeus insuflados pela França tentam boicotar o comércio agrícola do bloco com o Brasil. Com intenções protecionistas, tentariam atrasar a entrada do País na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Económico (OCDE).

A OCDE anunciou no começo do ano a abertura das negociações para a adesão do Brasil. O presidente Jair Bolsonaro acredita que o processo de adesão será aprovado “em dois ou três anos”.

“Uma vez tinha um ministro da França lá que me falou ‘você está queimando a floresta’. E eu falei: ‘você está queimando Notre-Dame. Que acusação idiota. Você não está queimando Notre-Dame, mas é um quarteirão e você não conseguiu impedir, pegou fogo. Agora, nós temos uma área que é maior que a Europa e vocês ficam criticando a gente”, exemplificou Guedes.

O ministro lembrou ao ministro francês que o comércio com a China, por exemplo, ultrapassa em muito as compras europeias. “É melhor vocês nos tratarem bem, porque (…) vamos para outro lado, porque vocês estão ficando irrelevantes. É um continente com uma demografia declinante” afirmou.

VEJA MAIS clicando aqui

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.