CI

Evento retrata os panoramas logísticos, financeiros do agro

O último dia do encontro, nesta quarta (8) aborda os últimos pilares da temática deste ano e conta com falas de autoridades financeiras e líderes de negócios agro


Foto: Victor da Matta

Por Victor da Matta com supervisão de Aline Merladete.

Após o primeiro dia do One Agro, no Royal Palm Plaza, Campinas, com falas de líderes do agronegócio sobre sustentabilidade, o cenário de desafios pós-pandemia e soluções possíveis, o dia de hoje foi dedicado aos três pilares restantes, focados na logística e modelos financeiros de negócios agro. 

O 2º pilar retrata as transformações e inovações de financiamento do agro, com a palestra mediada pelo Valdemar Fischer, Chairman da Syngenta Group Latam e contou com a presença de quatro grandes nomes do financiamento agro. 

O Secretário da Política Agrícola (SPA), do MAPA, José Angelo Mazzillo, pontuou a importância do fechamento do Plano Safra, mas ressaltou que não é a única forma de garantir o crescimento de investimento nas produções, colocando as finanças privadas como principais investidores para tornar o Brasil o maior produtor e assim, possivelmente, abastecer e dar a segurança alimentar a nível nacional e mundial..

Teve a fala de Pedro Fernandes, Diretor de Agronegócios do Itaú BBA. Em sua exposição, o bancário pontuou a necessidade de garantir o investimento nas produções agrícolas e observou um aumento grande de capital privado utilizado na compra de equipamentos nos últimos dois anos. 

Luis Fernando, CEO da Mauá Capital, expôs alguns números do volume de financiamento do Banco do Brasil, observando a capacidade de atrair capital externo para o agro, mas ressalta a importância de não contar apenas com esse plano, em suas palavras “esse capital é como uma muleta, é preciso aprender a caminhar sem ele”. 

Com essa fala, dando abertura para o último palestrante da mesa, Marino Colpo, co-fundador e CEO da Boa Safra Sementes, foram abordados os Fundos de Investimentos em Cadeias Agroindustriais (FIAGRO) na B3. Mencionou em sua fala a importância de um seguro, para evitar riscos, deixando o credor mais a vontade nos investimentos, a inserção do agronegócio no mercado financeiro, como formas possíveis de garantir a entrega e aumento da produtividade a nível global. 

É possível perceber que assim como o Plano Safra, a partir da fala do Ministro da Agricultura, a iniciativa privada também coloca em foco o abastecimento alimentar mundial como norte para os próximos passos da agricultura brasileira. 

Em um segundo momento, o 3º pilar do evento, sobre o Financeiro, abordou os desafios logísticos e os impactos globais a partir da fala de Karin Schöner, vice-presidente da Maersk e da Corrine Ricard, Presidente da Mosaic Fertilizantes. 

Na fala da vice-presidente da Maersk, foram apresentadas algumas tendências logísticas para o futuro, colocando o e-commerce e a digitalização como principal meio de controle e visibilidade para o cliente ter segurança ao acompanhar todas as informações do fluxo de contêineres. Apresentou as medidas sustentáveis adotadas pela empresa, como a geração de frotas de navios com motor bicombustível, como exemplo de possíveis atuações. 

Na fala da Corrine foi possível apreender a importância da produção e exportação de alimentos do Brasil para alimentar o mundo, ao ressaltar que cada vez o país vem crescendo ao prover insumos e falou da importância da redução de gás carbono como forma de melhorar a própria logística. 

O evento, que teve como principal intuito guiar os produtores e investidores do agronegócio nas atualizações do mercado para perspectivas futuras, finalizou nesta quarta (8), com cerca de mil pessoas presentes. 

Com a fala empolgante dos representantes André Savino, sobre a importância de criar ecossistemas entre todos os setores do agro para garantir a permanência e o aumento das produções agro brasileiras de alcance mundial, o evento contou com a fala de Juan Pablo na consolidação e fechamento do evento. 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.