Evento virtual marca 12 anos da Embrapa Pesca e Aquicultura
CI
Imagem: Pixabay
EVENTO

Evento virtual marca 12 anos da Embrapa Pesca e Aquicultura

O evento será no formato de live transmitida pelo canal da Embrapa no YouTube
Por:

Na próxima sexta-feira, 13 de agosto, a Embrapa Pesca e Aquicultura (Palmas-TO) promove evento virtual de comemoração de seus 12 anos de criação e instalação. Será no formato de live transmitida pelo canal da Embrapa no YouTube, com acesso aberto a todos por meio do link https://youtu.be/GnQIjEvdw3I.

Durante o evento, haverá uma parte técnica, quando serão apresentados três temas com que a Unidade trabalha. Um é o InoveAqua, maratona organizada juntamente com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sabrae) que pretende incentivar a proposição de soluções tecnológicas para gargalos enfrentados pela aquicultura nacional. Haverá, em 16 de agosto, uma live específica, também transmitida pelo canal da Embrapa no YouTube, sobre essa iniciativa. O InoveAqua está no contexto de inovação que a Embrapa vem incentivando em várias cadeias produtivas de valor dentro do agronegócio.

Outro tema técnico que será apresentado no aniversário de 12 anos da Embrapa Pesca e Aquicultura é o recente reconhecimento da Organização das Nações Unidas (ONU) com relação aos vários projetos da Unidade dentro do Plano ABC. A Unidade tem, historicamente, trabalhado numa perspectiva de incentivo à agricultura de baixa emissão de carbono. Atualmente, os projetos diretamente ligados a essa linha são o ABC Corte (em pecuária de corte), o ABC Soja Sustentável e o Balde Cheio (em pecuária de leite).

E o terceiro tema técnico da live é o lançamento do Sistema de Inteligência Territorial Estratégica (SITE) para a Aquicultura. É um ambiente digital, chamado GeoWeb, onde estão disponibilizados dados e informações de variados segmentos da aquicultura nacional. Com essa plataforma, disponível de maneira totalmente gratuita, os interessados poderão ter subsídios tanto para a formulação de políticas públicas como para a definição de possíveis investimentos por parte da iniciativa privada. Posteriormente, haverá live específica para detalhar mais sobre o SITE Aquicultura.

Um pouco de história e do presente – A presença da Embrapa no Tocantins é anterior a 2009, quando foi criada e instalada a Unidade voltada a pesca e a aquicultura em âmbito nacional e a sistemas agrícolas no âmbito regional do Matopiba (área que engloba parte de quatro estados: Maranhão; Tocantins; Piauí; e Bahia). Até esse ano, existia um escritório ligado à Embrapa Cerrados (Planaltina-DF); alguns dos empregados que então trabalhavam em Palmas permanecem até hoje, agora ligados à Embrapa Pesca e Aquicultura. Hoje em Sede própria, inaugurada em 2016, a Unidade ocupou outros quatro espaços na cidade.

As pesquisas são em várias áreas do conhecimento, assim como a formação de seu corpo técnico. Atualmente, a Unidade lidera 20 projetos e participa de outros 49, tanto em Pesquisa e Desenvolvimento como em Transferência de Tecnologia. São projetos que envolvem parceiros internos (outras Unidades da Embrapa) e externos (das áreas pública e privada). Além dos empregados diretamente ligados à Embrapa Pesca e Aquicultura, há empregados da Embrapa Milho e Sorgo (Sete Lagoas-MG), da Embrapa Algodão (Campina Grande-PB), da Embrapa Arroz e Feijão (Santo Antônio de Goiás-GO) e da Secretaria Geral (Brasília-DF).

Uma marca da Unidade que está completando 12 anos em agosto é a multiplicidade de origem de seus empregados. Eles saíram de vários estados brasileiros para construírem a Embrapa Pesca e Aquicultura, uma das caçulas da empresa, juntamente com a Embrapa Agrossilvipastoril (Sinop-MT) e a Embrapa Cocais (São Luís-MA). Mesmo com história curta quando o assunto é Ciência, a Unidade de Palmas já vem apresentando resultados relevantes para as cadeias produtivas com as quais trabalha. E as perspectivas são de muito trabalho e de geração de mais tecnologias que promovam impacto real no campo e colaborem para a melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais brasileiros.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.