CI

Excesso de chuvas causa transtornos na cultura do chuchu

A questão fitossanitária também preocupa devido ao aumento de fungos



Foto: Pixabay

O Informativo Conjuntural divulgado pela Emater/RS-Ascar nesta quinta-feira (13/06) trouxe preocupantes relatos sobre a situação na região administrativa de Lajeado, em Alto Feliz, onde a cultura do chuchu enfrenta desafios decorrentes das chuvas excessivas. A cultura encontra-se em desenvolvimento vegetativo, frutificação e colheita da segunda safra, que é a operação principal do período. No entanto, os transtornos causados pelas chuvas intensas persistem, resultando na queda dos frutos já prontos para a colheita. Além disso, houve uma quase paralisação total da safra, impedindo a floração e a formação de novos frutos. Muitas plantas estão apresentando murchamento e coloração pálida, e em alguns casos, até a morte das plantas, devido ao sol atingir as folhas enquanto o solo está encharcado.

Como medida para ativar o desenvolvimento reprodutivo para possível colheita, está sendo realizada a adubação em cobertura, embora a perda de fertilidade dos pomares devido ao excesso de chuva tenha sido grande. A questão fitossanitária também preocupa devido ao aumento de fungos e ao impedimento de entrada nos pomares para executar as atividades e os tratamentos.

Segundo relatos dos produtores, a caixa de 20 quilos está sendo comercializada entre R$ 35,00 e R$ 40,00. Essa situação destaca a urgência de medidas para lidar com os impactos das chuvas intensas na região.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.