CI

Excesso de umidade traz preocupações no campo

Semana com muitas chuvas


Foto: Gabriel Luan Rodrigues

No decorrer desta semana, um corredor de umidade ligando a região norte com o sul do país, garante as instabilidades nas principais áreas produtoras do território nacional. O cenário traz preocupações, principalmente para as lavouras de trigo e feijão do centro-sul do país, onde o excesso de umidade e as temperaturas mais baixas já vem trazendo limitações nas lavouras.

Por outro lado, as condições do tempo são muito propícias para o pleno desenvolvimento da soja, arroz, milho e até mesmo para a florada dos cafeeiros.  Apesar das condições de chuvas no centro sul, uma massa de ar seco continua atuando sobre o centro da região nordeste, o que dificulta a formação das nuvens carregadas.

VEJA A PREVISÃO POR REGIÃO

SUL

Os volumes de chuvas previstos podem ultrapassar 200 mm em SC e no Centro-Sul do PR, provocados pela combinação de uma frente fria e um corredor de umidade que traz o ar quente e úmido da região amazônica para o sul do país. Essas chuvas contribuirão para a elevação do armazenamento hídrico no solo, mas serão prejudiciais às lavouras de trigo e feijão 1ª safra. Nas demais áreas, os acumulados previstos são inferiores a 50 mm, principalmente no Centro-Sul do RS. Nessas áreas, as condições serão favoráveis para a implantação e o início do desenvolvimento do arroz, do milho 1ª safra e da soja.

SUDESTE

São previstos acumulados de chuva entre 40 e 100 mm no Sudeste de SP, podendo prejudicar a colheita do trigo. No Sul de MG e RJ, a previsão é de chuva entre 10 e 30 mm. Nas demais áreas, são previstos acumulados inferiores a 20 mm. Na maior parte da região, haverá umidade no solo suficiente para a semeadura e o início do desenvolvimento da soja, do milho e do feijão 1ª safra, bem como, para o estabelecimento das floradas do café

CENTRO-OESTE

Há previsão de chuva em grande parte da região, com acumulados que poderão ultrapassar 100 mm em áreas de MT e do MS, ocasionados pelas chuvas de final de tarde provocadas pela combinação de calor e umidade, além de um corredor de instabilidades que se estende pela faixa central e oeste da região. No Sul de GO e Nordeste de MT, os acumulados podem ficar entre 20 e 50 mm. Nas demais áreas, são previstos volumes inferiores a 10 mm. Em grande parte da região, o armazenamento hídrico no solo será favorável para a semeadura e o início do desenvolvimento da soja.

NORDESTE

Na região Nordeste, não são previstos volumes de chuva significativos nas principais regiões produtoras, o que favorecerá a maturação e colheita do feijão e do milho 3ª safra no SEALBA. Poderão ocorrer pancadas de chuva de forma isolada na costa Leste, com acumulados variando entre os 10 e 30 mm.

NORTE

São previstos acumulados de chuva entre 20 e 140 mm na região Norte, com destaque para o AM, Noroeste do PA e Sudeste do AC, onde os volumes poderão ultrapassar 100 mm. Em grande parte do TO, Sul do AP e Nordeste do PA, são previstos acumulados inferiores a 10 mm.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.