CI

Expansão do plantio de seringueiras aquece mercado de mudas no TO

No estado são produzidas 400 mil mudas de seringueira por ano


No estado são produzidas 400 mil mudas de seringueira por ano
A expansão do plantio de seringueira no Tocantins tem aquecido o mercado de produção mudas. Atualmente, o Estado conta com dois viveiros com capacidade de produzir até 400 mil mudas de seringueiras por ano, mas a expectativa é que essa capacidade dobre em 2013, a fim de atender o mercado interno. De acordo com Diretoria de Agroenergia da Seagro – Secretaria da Agricultura, da Pecuária e do Desenvolvimento Agrário, o Estado deve receber novos empreendimentos no setor já no próximo ano.

O Tocantins conta com uma área de 1.800 hectares de seringueira, conforme o último levantamento realizado pela Seagro, em 2011. Contudo, essa área deve crescer 252% até 2015, quando o plantio de seringueira deverá ser de 5.040 hectares no Estado.

De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagro, Carlos Gomes, essa projeção positiva de crescimento impacta diretamente o mercado de produção de mudas. “A produção de mudas no Tocantins tem uma ótima projeção de crescimento, mas em razão da grande demanda, a maior parte das mudas utilizadas em nossos plantios ainda é comprada em outros estados, como Goiás e São Paulo”, afirmou Gomes, acrescentando: “A qualidade das mudas do Tocantins é boa e o produtor tem a vantagem da redução de custos com frete, além dessas mudas já serem adaptadas ao clima da região”.

Os viveiros de mudas em funcionamento no Estado encontram-se nos municípios de Divinópolis e Barrolândia e geram, cada um, aproximadamente 15 empregos diretos. Além disso, algumas propriedades rurais do Estado montaram viveiros particulares, para produzirem suas próprias mudas.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.