Expansão do plantio de seringueiras aquece mercado de mudas no TO
No estado são produzidas 400 mil mudas de seringueira por ano
O Tocantins conta com uma área de 1.800 hectares de seringueira, conforme o último levantamento realizado pela Seagro, em 2011. Contudo, essa área deve crescer 252% até 2015, quando o plantio de seringueira deverá ser de 5.040 hectares no Estado.
De acordo com o engenheiro agrônomo da Seagro, Carlos Gomes, essa projeção positiva de crescimento impacta diretamente o mercado de produção de mudas. “A produção de mudas no Tocantins tem uma ótima projeção de crescimento, mas em razão da grande demanda, a maior parte das mudas utilizadas em nossos plantios ainda é comprada em outros estados, como Goiás e São Paulo”, afirmou Gomes, acrescentando: “A qualidade das mudas do Tocantins é boa e o produtor tem a vantagem da redução de custos com frete, além dessas mudas já serem adaptadas ao clima da região”.
Os viveiros de mudas em funcionamento no Estado encontram-se nos municípios de Divinópolis e Barrolândia e geram, cada um, aproximadamente 15 empregos diretos. Além disso, algumas propriedades rurais do Estado montaram viveiros particulares, para produzirem suas próprias mudas.