Expo AgroRevenda mira o varejo agropecuário

Agronegócio

Expo AgroRevenda mira o varejo agropecuário

Segunda edição do evento busca aproximação de produtores e revendedores; setor deve movimentar R$ 31 bi no ano
Por:
258 acessos

A Expo AgroRevenda 2009, 2ª edição da feira de negócios voltada ao desenvolvimento do varejo agropecuário, que está acontecendo de ontem(13/8) até hoje (14/8) na Red Eventos, em Jaguariúna. O evento prevê uma feira de produtos e serviços e palestras técnicas sobre gestão de agrorrevendas.

O objetivo é estreitar o relacionamento entre fornecedores da indústria de insumos e revendedores agropecuários, assim como chamar a atenção para o setor em si. A estimativa é de que essa área de comercialização movimente R$ 31 bilhões anuais, com 8,5 mil pontos de venda no Brasil.

O diretor-executivo da Global Pecus, empresa que organiza o evento, Oswaldo Nakamura, ressalta que o contato direto entre varejistas e fabricantes é fundamental para alavancar as atividades do setor. “As lojas de produtos de agropecuária geralmente são abastecidas por atacadistas e distribuidores, e os proprietários não têm contato com o fabricante. Nós somos pioneiros em realizar uma feira para suprir essa demanda”, garante.
Um dos aspectos benéficos do contato é a possibilidade de estreitar os laços comerciais, além de permitir que vendedores compreendam melhor sobre a forma de atuação de cada produto. “Essa interação é importante para favorecer as negociações diretas e a formação de parcerias para ofertar melhores serviços para o consumidor”, afirma.

A escolha da Região Metropolitana de Campinas (RMC) para a realização da Expo AgroRevenda 2009 foi uma estratégia da organização do evento. “O agronegócio da região é um dos mais ricos do Brasil e bastante diversificado. Além disso, a localização é privilegiada, pois fica próxima de outros estados importantes no setor, como Goiás, Mato Grosso, Paraná, Minas Gerais e Rio de Janeiro e a feira atrai pessoas de praticamente todos os locais do Brasil”, salienta.

Para esta edição, foi eleito o tema Lucrando Mais por Metro Quadrado. A ideia é conscientizar os varejistas agropecuários sobre a importância da aprimoração de alguns aspectos do estabelecimento para melhorar a lucratividade do negócio. Por isso, a programação de seminários prevê palestras de especialistas na gestão de lojas.

Nakamura assinala que, a partir do momento em que o mercado começar a se atentar para esses detalhes, o crescimento vai se tornar ainda mais significativo.

“Nos tempos atuais, é preciso oferecer mais do que os produtos para a clientela. É preciso investir num melhor atendimento, num layout que transforme o ambiente num lugar agradável etc. Queremos mostrar que é possível aumentar as vendas se atentando para detalhes simples e com pouco investimento”, destaca.

Conceitos administrativos também serão abordados nas palestras, já que também é uma área que precisa ser aprimorada pela maior parte das lojas. “As agrorrevendas são os principais canais da agroindústria que já movimentam um mercado enorme e com potencial de crescimento elevado. Mas assim como acontece em outros setores da economia, são afetadas por alguns fatores decorrentes da má administração do ponto de venda, que implicam em prejuízos ao desempenho do segmento.”

Coquetel

Além da feira e dos seminários, a Expo AgroRevenda 2009 vai realizar um coquetel na noite de hoje (13) para a premiação Melhores Fornecedores de Insumos Agropecuários. “São 12 categorias diferentes e pesquisamos quais os fabricantes que oferecem melhores condições para os varejistas.”

Atenção: Para comentar esse conteúdo é necessário ser cadastrado, faça seu cadastro gratuíto.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink