CI

Expo Araçatuba consolida expansão da raça Brahman na região

Julgamentos irão transcorrer entre os dias 16 e 18


A raça Brahman tem se difundido e se consolidado entre as criações de gado da região de Araçatuba, tida como a capital do boi gordo no estado de São Paulo. A expressividade da pecuária de corte nesta localidade, aliada às características da raça – que agregam no mínimo uma arroba aos animais na desmama e antecipa em seis meses a idade do abate – tem assegurado esse crescimento e a ExpoAraçatuba – terceira maior exposição agropecuária do país – reflete essa realidade. Na 50ª edição, que acontece de 08 a 19 de julho, entrará em pista, entre os dias 16 e 18, cerca de 350 animais, plantel 20% superior em relação à participação no ano passado.

Além dos julgamentos, conduzidos pelo jurado João Augusto Faria e que contarão pontos tanto para o ranking nacional como estadual da raça, a participação da família brahmista no evento inclui ainda a realização do Leilão Brahman Vitória, que ofertará 10 lotes de bezerras de qualidade genética superior e com potencial para pista, no dia 18 de julho, a partir das 13h, na sede da Fazenda, em Araçatuba (SP). “A demanda por animais Brahman tem aquecido o mercado e a média dos leilões tem aumentado consideravelmente, acompanhando o crescimento da raça”, opina Alexandre Coccapieller Ferreira, criador e membro da diretoria da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB).

Essa difusão tem causado um aumento na procura por Brahman, graças aos benefícios proporcionados por sua utilização em cruzamento com outras raças, em especial zebuínas, bastante expressivas em Araçatuba. “Tenho encomenda de touros vendida até a próxima safra. Criadores que experimentaram animais Brahman e começaram adquirindo cinco touros, agora já querem mais dez. Os resultados obtidos por quem coloca machos Brahman na vacada estão ajudando a consolidar a raça”, afirma Ferreira. Isso tem impulsionado muitos criadores investirem em genética Brahman, ao todo são cerca de 10 na região, sendo que a cada ano surgem ao menos três novos, afirmou.

O Brahman apresenta características que o tornam bastante atrativo para a produção de carne e isso tem sido determinante para o seu crescimento. No que diz respeito ao perfil destes animais, eles unem a rusticidade das raças zebuínas – adaptando-se bem às diversas condições de clima brasileiro – à qualidade da carne taurina, além de uma maior disponibilidade de carne em áreas nobres.

Para o presidente da ACBB, José Amauri Dimarzio, a raça tem muito a agregar à pecuária de corte nacional. “Nesses 15 anos, os selecionadores brasileiros têm mostrado que estão atentos ao desenvolvimento de animais de porte médio, com musculatura bem desenvolvida, ótimos aprumos, umbigos e prepúcio bem corrigidos.”, conclui. As informações são da assessorai de imprensa da Associação dos Criadores de Brahman do Brasil (ACBB).

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.