CI

Exportação de carne de frango tem seu melhor fevereiro da história

O volume total embarcado no mês aumentou quase 5% em relação a fevereiro de 2021


Foto: Marcel Oliveira

Em fevereiro passado, o Brasil exportou, em média, perto de 17.882 toneladas diárias de carne de frango in natura, volume menor (mais de meio por cento inferior) que as 17.987 toneladas diárias alcançadas um ano antes. Mesmo assim, o volume total embarcado no mês aumentou quase 5% em relação a fevereiro de 2021.

O que fez a diferença, neste caso, foi o dia útil a mais de fevereiro passado: 19 no total. Assim, o volume exportado somou 339.751 toneladas, resultado que também representou incremento de quase 7% sobre o mês anterior (317.727 toneladas em janeiro de 2022) e o melhor fevereiro de toda a história das exportações do setor.

Acompanhando esse bom desempenho, o preço médio de fevereiro apresentou ligeira recuperação (+0,61%) em relação ao mês anterior. E embora ainda permaneçam aquém do que foi alcançado no último trimestre de 2021, os US$1.726,18 por tonelada ficaram mais de 18% acima do que foi registrado em fevereiro do ano passado.

O efeito desses dois desempenhos foi um resultado ainda mais expressivo na receita cambial. Pois ela superou os US$586 milhões, aumentando mais de 7% em relação ao mês anterior e perto de 25% em comparação a fevereiro de 2021.

No acumulado do primeiro bimestre, o volume embarcado aumentou perto de 11%. Mas como o preço médio registra valorização próxima de 18% a receita cambial do período é quase 31% superior.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.