Exportações de açúcar e algodão devem avançar este ano
CI
Agronegócio

Exportações de açúcar e algodão devem avançar este ano

Por:

O Brasil tem grandes chances de aumentar sua participação no mercado internacional de açúcar, na avaliação de Júlio Maria Martins Borges , diretor da Job Economia e Planejamento. "O consumo da commodity cresce em 4 milhões de toneladas por ano e há notícias de quebra na safra de grandes países produtores, como Índia e Tailândia".

Ele estima um crescimento na produção de ATR (açúcar total recuperável) entre 3,5% e 4% na safra 2004/05 e acredita que o volume superior ao do ano passado será embarcado. A União da Agroindústria Canavieira do Estado de São Paulo (Unica) prevê aumento de 10,35% na safra de cana-de-açúcar no Centro-Sul, para 22,6 milhões de toneladas.

Em relação ao algodão, Djalma Fernandes de Aquino, analista da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), prevê aumento das exportações de 75 mil para 440 mil toneladas este ano. Já as importações devem recuar de 118 mil para 95 mil toneladas. "O Brasil começa a plantar quando os países do Hemisfério Norte estão colhendo. Isso permite programar melhor a safra".

Ele lembra que os produtores definirão a área a partir dos contratos fechados para venda da safra 2004/05. Até março, o setor fechou contratos antecipados de 150 mil toneladas de algodão. A safra 2003/04 está estimada em 1,213 milhão de toneladas.

Para o café, a perspectiva é manter o mesmo volume exportado em 2003, de 25 milhões de sacas, segundo Michael Robert Timm, diretor da Stockler Comercial Exportadora de Café. "Para atender a demanda externa, será preciso exportar 1 milhão de sacas da safra antiga ainda estocadas", disse.


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink