CI

Exportações de amendoim batem recorde em 2025

São Paulo lidera produção e exportação de amendoim


Foto: Pixabay

As exportações de amendoim do Brasil atingiram um volume recorde em 2025, após um período de retração nas vendas externas. De janeiro a agosto, foram exportadas mais de 180 mil toneladas, com faturamento de US$ 222 milhões, segundo levantamento do Instituto de Economia Agrícola (IEA – Apta), da Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo (SAA). O volume representa crescimento de 26% em relação ao mesmo período de 2024.

De acordo com o IEA, “a safra atual exportada foi de 100% de grãos paulistas”. Entre os principais destinos estão Rússia, com 22% do volume; China, com 21%; Argélia, com 11%; e Países Baixos, com 7%. O instituto também destacou o aumento expressivo das exportações para o mercado chinês, que alcançaram 35 mil toneladas em curto período.

Atualmente, a produção nacional é estimada em cerca de 1 milhão de toneladas, destinadas aos segmentos de confeitaria e óleo. O desempenho mantém o Brasil na sexta posição entre os maiores exportadores de grãos de alta qualidade.

Outro ponto de destaque foi o avanço das exportações de óleo de amendoim, que cresceram mais de 170% na safra 2024/2025, totalizando 98 mil toneladas. O produto foi destinado principalmente à China, com 87%, e à Itália, com 13%.

O Estado de São Paulo mantém a liderança nacional na produção, respondendo por aproximadamente 86% do total cultivado no país. Segundo o IEA, a produção paulista supera 700 mil toneladas anuais, com destaque para os municípios de Tupã, Marília e Jaboticabal.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.