Exportações do agro aos EUA crescem 19%
Mercado norte-americano voltou a se consolidar como destino estratégico
Foto: Pixabay
A suspensão de tarifas sobre diversos produtos agrícolas brasileiros pelos Estados Unidos, em vigor desde 13 de novembro, já teve reflexos positivos nas exportações. O valor total exportado para o país subiu 19% em relação a outubro, segundo análise da consultoria Itaú BBA, com base nos dados da Secex.
A medida beneficia produtos como carne bovina, café, suco de laranja, manga, castanhas e mamão. Ainda assim, as exportações do agro brasileiro para os EUA somaram US$ 643 milhões no mês, queda de 57% em comparação com novembro de 2024.
Entre os principais produtos beneficiados, a carne bovina cresceu 56% no volume exportado em novembro ante outubro. Outros destaques positivos foram as exportações de mangas (+20%) e sucos de frutas (+19%), conforme mostra a tabela do relatório na página 5.
Mesmo com o desempenho positivo em relação ao mês anterior, os números ainda refletem os efeitos da retração ocorrida ao longo do ano. A expectativa do setor é de que os embarques continuem se recuperando nos próximos meses, diante da nova condição tarifária.
Com a retirada parcial das tarifas, o mercado norte-americano voltou a se consolidar como destino estratégico para o agro brasileiro. Os próximos meses serão decisivos para avaliar se essa recuperação se manterá e ampliará os volumes exportados para os EUA.