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Exportadores de café acumulam prejuízos com atrasos nos portos

Porto de Santos registra atrasos em 67% das embarcações


Foto: Pixabay

Os exportadores brasileiros de café registraram novos prejuízos em agosto devido a gargalos na logística e à defasagem na infraestrutura portuária. Segundo levantamento do Conselho dos Exportadores de Café do Brasil (Cecafé), as perdas somaram R$ 5,9 milhões com armazenagens adicionais, pré-stacking e detentions, causadas pela impossibilidade de embarque de 624.766 sacas — o equivalente a 1.893 contêineres.

O volume não embarcado impediu a entrada de US$ 221,28 milhões, cerca de R$ 1,205 bilhão, em receitas cambiais. O cálculo considera o preço médio Free on Board (FOB) de exportação de US$ 354,18 por saca de café verde e a média do dólar de R$ 5,4463 em agosto. “É um cenário que se repete e, infelizmente, tende a piorar nos próximos meses e anos se não houver investimentos rápidos nos portos do Brasil para aumentar a oferta de capacidade de pátio e berço”, afirmou o diretor técnico do Cecafé, Eduardo Heron.

Ele ressaltou que, sem novos investimentos, os portos tendem a enfrentar lotação e atrasos constantes, pois a estrutura atual já opera no limite. “Em função disso, o Cecafé tem realizado constantes contatos com outras entidades de exportadores e com as autoridades público-privadas para apresentar os preocupantes dados dessa realidade e estimulá-las a empregar recursos para realizar as melhorias necessárias e, em especial, fazer com que os trâmites ocorram de forma célere e sem burocracias”, explicou Heron.

O diretor técnico lembrou o processo de licitação do Tecon Santos 10, que enfrenta restrições impostas pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (ANTAQ) e pode gerar judicialização. “A morosidade e a restrição de empresas ao certame, deliberado pelo colegiado da ANTAQ, incorrerá na judicialização do processo e atrasará, ainda mais, a oferta da capacidade aos usuários do Porto de Santos”, afirmou, destacando a necessidade de agilidade nas decisões.

Com o objetivo de otimizar a logística e melhorar a infraestrutura portuária, o Cecafé vem promovendo ações junto a autoridades públicas e entidades representativas. Em setembro, em parceria com o Instituto Pensar Agro (IPA), a Frente Parlamentar da Agropecuária (FPA), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), a Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e a Logística Brasil, a entidade reuniu-se com o deputado federal Arthur Maia, relator do Projeto de Lei 733/2025, que propõe um novo marco regulatório para o sistema portuário.

Na ocasião, o Cecafé defendeu a manutenção da modicidade e da publicidade das tarifas portuárias previstas na Lei nº 12.815, de 2013, e reconheceu avanços no projeto de lei. A entidade destacou a importância de uma legislação moderna para aumentar a competitividade e a eficiência do comércio exterior, evitando custos adicionais para os usuários de carga. “Através de um documento elaborado no âmbito do IPA, que foi apresentado ao deputado pela FPA, o Cecafé destacou a importância de uma boa estrutura de governança e de uma composição mais equilibrada no Conselho de Autoridade Portuária (CAP), incluindo a participação dos usuários de carga”, afirmou Heron.

O diretor técnico defendeu ainda a criação de indicadores logísticos para avaliação do desempenho portuário, de forma que os investimentos antecipem a demanda e reduzam gargalos. Segundo ele, atualmente as autoridades públicas enfrentam dificuldade em identificar os entraves logísticos diante dos recordes de exportação.

Em agosto, 50% dos navios — 168 de um total de 335 — tiveram atrasos ou alterações de escala nos principais portos do país, conforme o Boletim DTZ, elaborado pela startup ElloX Digital em parceria com o Cecafé. O Porto de Santos, responsável por 80,2% dos embarques de café no período, registrou atrasos ou alterações em 67% das embarcações, o que corresponde a 122 dos 182 porta-contêineres. O tempo máximo de espera chegou a 47 dias.

Ainda segundo o levantamento, 4% dos embarques tiveram gate aberto superior a quatro dias no Porto de Santos, enquanto 59% ocorreram entre três e quatro dias e 38% em menos de dois dias. No complexo portuário do Rio de Janeiro, segundo maior exportador do país, com 15,8% das remessas, 38% dos navios enfrentaram atrasos em agosto, com espera máxima de 36 dias. Desse total, 44% dos embarques tiveram gate aberto superior a quatro dias, 37% entre três e quatro dias e 19% menos de dois dias.

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