CI

Falta de chuva comprometem lavouras na região dos Chapadões

As lavouras mais prejudicadas são as que foram semeadas mais cedo


As lavouras mais prejudicadas são as que foram semeadas mais cedo

A região dos chapadões passa por um momento de estiagem não comum na região, o pesquisador da Fundação Chapadão Dr. Germison Tomquelski, estima que neste período de estiagem que passa as lavouras de soja e milho possa levar a uma redução de produtividade da ordem de 10%, isto se deve ao fato das culturas estarem em fase de florescimento e enchimento de grãos em alguns casos.

As lavouras mais prejudicadas são as que foram semeadas mais cedo e ou as de ciclo precoce. Com intuito de fazer o plantio de safrinha de milho, muitos produtores optam por plantar cedo o que expos a cultura a um período de estiagem ainda maior. O estresse hídrico que passa as plantas faz com que haja abortamento de flores e vagens em inicio de formação. Dependo da sensibilidade de cada material esta porcentagem de perda pode ultrapassar os 10% estimados inicialmente.

Nas regiões de solos arenosas como na região da Cooper e Paraíso, onde a semeadura foi realizada mais tarde o produtor tem enfrentado vários dias sem chuva o que está comprometendo a emergência das últimas áreas de soja. Algumas áreas há necessidade de se fazer o replante.

Os produtores que optaram pelo plantio do milho verão enfrentam, além da estiagem, serias dificuldades no controle de lagartas em especial a Spodoptera frugiperda. No caso do milho, por ser uma cultura que necessita de mais de água durante o seu desenvolvimento, quebra pode ser maior, principalmente as áreas que estão em fases de pendoamento.

Edson Borges é Engo Agro MSc. Pesquisador e Diretor Executivo da Fundação Chapadão.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.