CI

Falta de chuvas preocupa produtores do MS

A seca e as altas temperaturas vêm castigando as lavouras na região Sul


Apesar de março ter sido chuvoso nos primeiros dez dias, repetindo as condições climáticas de janeiro e fevereiro, uma massa de ar seco e quente estacionou na região Sul do Mato Grosso do Sul, trazendo preocupação aos agricultores quanto ao destino da safrinha de milho.

A seca e as altas temperaturas (que têm atingido 40 graus no relento nos últimos dias) vêm castigando as lavouras que estão em fase de desenvolvimento vegetativo, em sua maioria. As áreas plantadas no final de fevereiro estão em floração.

O problema foi confirmado nessa quinta-feira (29-03) pelo presidente da Associação dos Engenheiros Agrônomos da Grande Dourados (Aeagran), Ângelo Ximenes, ao lembrar "que o milho está precisando de chuva, porque está todo plantado". Mas as previsões são de precipitações fracas apenas na próxima semana.

Ainda não existe estimativa para plantio de milho de inverno em Dourados, o maior produtor do Estado. Mas na safra passada foram cultivados 75 mil hectares.

Segundo a Embrapa Agropecuária Oeste, em março foram registrados 124,8 milímetros de chuva. Mas elas se concentraram nos primeiros dez dias, beneficiando a germinação, mas o excesso de umidade faz falta neste momento.

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.