CI

Famato: Atenção a melhor opção no Funrural

Estudo do Imea ajuda na hora da decisão


A Famato (Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso) afirma que o estudo divulgado pelo Imea (Instituto Mato-grossense de Economia Agropecuária) serve para ajudar o produtor rural a buscar a melhor opção no pagamento do Funrural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural). A análise foi apresentada essa semana na assembleia geral do Instituto Pensar Agro (Ipa), em Brasília-DF.

O Imea simulou dois cenários para este perfil de agricultor de porte médio. O primeiro utiliza a Selic (Sistema Especial de Liquidação e de Custódia) média dos últimos cinco anos para calcular como será o pagamento dividido em uma entrada e mais 176 parcelas, incluindo as multas. O segundo cenário usa dados Selic atual com outras variáveis constantes para o cálculo, incluindo o impacto do veto do presidente sobre a redução de 100% das multas de mora, de ofício e dos encargos legais. Neste exemplo, o produtor paga o mínimo previsto na lei, que corresponde a 0.8% da dívida e parcela em 12 meses.

“Os produtores precisam ficar atentos para ver qual é o melhor cenário. Essa avaliação é justamente para mostrar que queremos pagar, mas de uma forma possível, pois da maneira como está é inviável. A Famato, a CNA, o Ipa e a FPA estão trabalhando neste sentido, pois o prazo provavelmente será prorrogado por mais 60 dias”, avalia o presidente do Sistema Famato Normando Corral.

De acordo com o superintendente do Imea, Daniel Latorraca, o objetivo com este estudo é “municiar o produtor rural de informações que podem auxiliá-lo na tomada de decisões de como avaliar sua dívida perante o Funrural. Vale ressaltar que é um modelo hipotético. A partir das simulações que fizemos é possível os produtores que aderirem ao PRR avaliem qual modelo apropriado para quitar suas dívidas dentro do prazo estabelecido, sem entrar no mérito nas diversas situações em que eles se encontram, pois cada um precisa avaliar individualmente qual é o seu melhor cenário”.

 

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.