A FAO (Food and Agriculture Organization), organização da ONU para alimentos e agricultura, reconheceu que a biotecnologia tem uma grande influência e benefício na agricultura, no reflorestamento e na pesca e, ainda, propôs alguns desafios que são determinados por onde, como e quando tirar vantagens da sua aplicação. Esta e outras recomendações acerca do uso da biotecnologia para melhorar a qualidade dos alimentos e do meio ambiente no Oriente Médio constam do documento "Biotecnologia para a Agricultura, Reflorestamento e Pescaria no Oriente", apresentado durante a 26a Conferência Regional da FAO para o Oriente Médio, que ocorreu neste mês de março em Teerã, na República Islâmica do Irã.
Entre os benefícios gerados pela biotecnologia no Oriente, segundo a FAO, está a oportunidade de reduzir a falta de alimentos, a aplicação de tecnologias de reprodução na criação de animais e a produção de animais geneticamente modificados, além de diagnósticos moleculares para facilitar a identificação de pestes e doenças.
Segundo o documento da FAO, o uso da genética, aliado a outros recursos da biotecnologia, traria resultados mais rápidos para o necessário reflorestamento da região. Cerca de 70% da região agrícola do Oriente Médio é árida ou semi árida. A escassez de chuvas, aliada às mudanças climáticas e ao excesso de seca dos últimos anos, está enfraquecendo e prejudicando a estabilidade da produção de alimentos. A desertificação de grandes áreas, o desmatamento de florestas e a erosão vêm prejudicando consideravelmente os países da região, que vêem seus alimentos não só escassearem, como também terem reduzido teor nutritivo. A biotecnologia oferece, segundo os técnicos da ONU, oportunidades concretas de melhorar a segurança dos alimentos e reduzir a degradação ambiental.
A íntegra do documento "Biotecnologia para a Agricultura, Reflorestamento e Pescaria no Oriente" está disponível na página da FAO na Internet, no endereço
http://www.fao.org/DOCREP/MEETING/004/Y3063E.HTM Todas as informações sobre a 26a Conferência Regional da FAO para o Oriente Médio estão no endereço http://www.fao.org/Unfao/Bodies/RegConferences/nerc26/26nerc-e.htm.