CI

FDA: suco de 5 países tem níveis seguros de fungicida

Agência não fez nenhuma menção a amostras de suco do Brasil


WASHINGTON (Reuters) - Amostras de suco de laranja importado de cinco países têm níveis seguros do fungicida carbendazim, informou o órgão regulador de alimentos e medicamentos dos Estados Unidos (FDA) nesta sexta-feira (20).

Mas a agência dos EUA não fez nenhuma menção a amostras de suco do Brasil, que responde por cerca de metade de todas as importações dos EUA.

As amostras testadas são de suco do Canadá, México, Honduras, Costa Rica e Belize.

O FDA disse ter coletado 45 amostras e realiza testes desde 4 de janeiro.

Dezenove das testadas contêm níveis seguros de carbendazim.

Outras 26 amostras estão sendo analisadas.

Qualquer nível de carbendazim identificado nas amostras de suco dos cinco países foi considerado aceitável, abaixo de 10 partes por bilhão (ppb), segundo o FDA.

Nenhuma palavra foi dada sobre o suco do Brasil. Os EUA iniciaram testes de suco depois de a Coca Cola ter encontrado carbendazim no suco do país sul-americano, maior exportador global.

O fungicida é utilizado nos laranjais do Brasil para combater a pinta preta e não é permitido nos EUA desde 2009 para cítrus.

O produto só pode ser utilizado nos EUA em itens não alimentares e em 31 produtos agrícolas, incluindo grãos, nozes e frutas não cítricas.

Sucos da Tropicana, da Pepsico, e a Minute Maid, da Coca, podem ser feitos a partir de misturas feitas com o suco do Brasil.

A agência também está testando 14 amostras de suco dos EUA.

A União Europeia, principal importador de suco do Brasil, permite níveis de até 200 partes por bilhão de carbendazim.

A Agência de Proteção Ambiental (EPA), que regula fungicidas nos EUA, considera várias centenas de partes por bilhão seguras para a saúde.

O fungicida foi banido da Austrália.

O FDA afirmou que importadores terão 90 dias para exportar ou destruir qualquer carregamento que for recusado.

O contrato março do suco de larança continuava no limite diário de alta de 10 centavos nesta tarde, após a divulgação dos primeiros resultados dos testes do FDA, em meio a temores de que os EUA barrem carregamentos do Brasil.
?
Detect language » Portuguese

Assine a nossa newsletter e receba nossas notícias e informações direto no seu email

Usamos cookies para armazenar informações sobre como você usa o site para tornar sua experiência personalizada. Leia os nossos Termos de Uso e a Privacidade.