Fepagro apresenta alternativas para a região fumageira do RS
CI
Agronegócio

Fepagro apresenta alternativas para a região fumageira do RS

Os plantões técnicos seguem até sexta-feira na Expointer
Por: -Janice

O plantão técnico de pesquisadores da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro) na Expointer abordou, nesta terça-feira (31-8), alternativas econômicas para a região fumageira do Estado.

Pesquisadores da instituição trabalham no projeto “Validação fomento e disponibilização de tecnologias para os agricultores familiares e pescadores artesanais em alternativas produtivas nas áreas de fruticultura, floricultura, piscicultura e meliponia nas Regiões do Vale do Rio Pardo, Litoral Norte, Campos de Cima da Serra, Viamão e entorno”. A pesquisa está sendo executada em parceria com o Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA). Segundo a coordenadora do projeto e pesquisadora da Fepagro, Goreti Reis, “a idéia é oferecer alternativas produtivas e geradores de renda para pequenos produtores rurais e pescadores artesanais, e não apenas a agricultura familiar fumicultora”.

O projeto está dividido em sete subprojetos. “Um dos trabalhos será o mapeamento econômico, social e cultural de alternativas produtivas, visando à diversificação da produção dos agricultores familiares e dos pescadores artesanais nas regiões do Vale do Rio Pardo”, explica Goreti. Outra iniciativa testará a produção de peixes nativos em tanques-rede para os pescadores artesanais do Litoral Norte do Estado, com a implantação de tanques-rede na Lagoa dos Quadros, em diferentes comunidades de Pescadores Artesanais e na região de Viamão e entorno. Além disso, o projeto prevê estudos com abelhas nativas e espécies arbóreas da região dos Campos de Cima da Serra, cultivo de diferentes espécies e cultivares de fruteiras para a região do Vale do Rio Pardo, limpeza clonal e multiplicação de mudas de abacaxizeiro Pérola "Terra de Areia" e produção alternativa de plantas ornamentais condimentares e aromáticas.

Os especialistas estarão na Casa da Fepagro, quadra 13, no Parque Assis Brasil, das 9h às 17h. Para atender o público estarão no local os pesquisadores Goreti Reis, Adilson Tonietto, Marcus Pinheiro, Sídia Witter, Maria Helena Fermino, Alceu Santin, da Fepagro, Saionara Wagner, da Ufrgs, além dos consultores Sarita Fernandez e Marcelo Cotrim.

Os plantões técnicos seguem na quarta-feira (01-09) – fertilidade e microbiologia do solo; na quinta-feira (02-09) – meteorologia e agrometeorologia – suas aplicações e na sexta-feira (03-09) produção animal.

As informações são da assessoria de imprensa da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro).


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink