Fepagro participa de publicação sobre insetos do Brasil
CME MILHO (DEZ/20) US$ 4,156 (0,78%)
| Dólar (compra) R$ 5,59 (-0,36%)


Agronegócio

Fepagro participa de publicação sobre insetos do Brasil

Obra foi publicada com apoio do CNPq
Por:
1131 acessos
A pesquisadora Vera Regina dos Santos Wolff, da Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (Fepagro), é uma das autoras da obra Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia, lançado em março. O livro é um tratado geral sobre a fauna de insetos brasileira, considerada a de maior diversidade do mundo. Vera, especialista em cochonilhas (pequeno inseto que se alimenta da seiva das plantas), contribuiu para a obra no capítulo sobre a ordem dos Hemiptera.

Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia foi realizado sob o patrocínio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Amazonas e destinado ao ensino da Entomologia. Segundo Vera, o trabalho anterior nessa linha foi a série Insetos do Brasil, de Ângelo Moreira da Costa Lima, publicada entre 1938 e 1962. "É uma obra importante, porém está desatualizada", comenta a pesquisadora.
 
A Fepagro também está presente no capítulo intitulado Breve Histórico da Entomologia Brasileira, no qual são citados os nomes de pioneiros da pesquisa do Rio Grande do Sul, entre eles Maximiliano von Parseval, Ramiro Gomes Costa, Dauro Correa Redaelli e Élio Corseuil. Os trabalhos desses cientistas deram origem ao atual Museu de Entomologia Ramiro Gomes Costa, da Fepagro.

Insetos do Brasil: Diversidade e Taxonomia é resultado de um trabalho conjunto de 70 entomólogos, realizado ao longo dos últimos dez anos e abrangendo as 30 ordens de insetos que ocorrem no Brasil. O livro foi organizado por José Albertino Rafael, Gabriel A. R. Melo, Claudio J. B. de Carvalho, Sônia Casari e Reginaldo Constantino, e publicado pela Holos Editora.

Anúncios que podem lhe interessar


Atenção: Para comentar nesta página é necessário realizar o seu cadastro gratuíto ou entrar.
  • Clicar no botão Entrar caso já possua cadastro no Agrolink
  • Se não tiver cadastro ainda em nosso site Cadastre-se gratuitamente e terá acesso a conteúdos exclusivos
  • Clique aqui todas as vantagens de fazer seu cadastro no Agrolink